Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 8 de junho de 2015

Confecção de tapetes, missa e procissão marcam Corpus Christi em Itu

Feriado atraiu turistas às ruas do Centro da cidade.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Confecção de tapetes, missa e procissão marcam Corpus Christi em Itu
Ruas centrais de Itu são enfeitadas para receber a Procissão de Corpus Christi

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Itu contou com uma programação tradicional para celebrar o feriado de Corpus Christi, 4 de junho. A confecção de tapetes, a missa especial e a procissão do Santíssimo Sacramento marcaram a data e atraíram turistas às ruas do Centro da cidade.

Logo pela manhã, moradores, paróquias, comunidades, voluntários e uma equipe de funcionários da Prefeitura de Itu iniciaram os preparativos construindo quilômetros de tapetes que enfeitaram e encantaram os visitantes. Foram utilizados na confecção materiais como palha de arroz, serragem colorida, cascas de ovos, borra de café, tampinhas de garrafas e flores. Muitos aproveitaram para conhecer e tirar fotos dos enfeites religiosos que coloriram as ruas centrais da cidade.

Na parte da tarde, a Missa de Corpus Christi presidida pelo bispo diocesano Dom Vicente Costa, atraiu centenas de fieis à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária. Em seguida, todos saíram para acompanhar a tradicional procissão do Santíssimo Sacramento, passando por cima dos lindos tapetes.

Tradição

A procissão acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, conforme determina o calendário católico. A celebração da presença real de Jesus no Sacramento da Eucaristia é sempre simbolizada com ruas enfeitadas. A procissão passa pela Rua Barão do Itaim, Praça da Independência (Carmo), Rua Floriano Peixoto, Praça Padre Anchieta (Bom Jesus), Rua Paula Souza, com destino final na Praça Padre Miguel (Matriz), em frente à igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária.

Há quase 50 anos a família Scalet participa dos preparativos dos tapetes de Corpus Christi na cidade de Itu. Em 1966, Cide Scalet começou a cuidar da confecção dos tapetes e hoje seus filhos e netos mantêm a tradição.

Comentários