Cotidiano

Publicado: Sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Concessionária passa a captar água de poços particulares em Itu

Abastecimento na região central deverá ter incremento de 20%.

Crédito: Reprodução/TV Tem Concessionária passa a captar água de poços particulares em Itu
Nesse conjunto de poços a vazão é de 50 litros por segundo (l/s), o que representa um incremento de 20% na oferta de água no centro

Desde quarta-feira, dia 13 de agosto, a concessionária Águas de Itu vem captando água de uma nova bateria de quatro poços localizada na propriedade da empresa Rizzi. Isso foi possível após decreto de desapropriação emitido pela Prefeitura de Itu em favor do abastecimento para a população, seguindo recomendações do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP).

Nesse conjunto de poços a vazão é de 50 litros por segundo (l/s), o que representa um incremento de 20% na oferta de água na região central da cidade, que hoje opera com capacidade de produção de 250 l/s e é a mais afetada pelo rígido racionamento implantado em Itu no início deste ano.

Nova recomendação

O MP julgou ineficientes as alternativas anunciadas pela Prefeitura, por isso emitiu novas recomendações no dia 12 de agosto. No novo documento, o MP sustenta que, segundo informações do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), responsável por outorgas de uso de água no Estado de São Paulo, existem em Itu mais de 300 poços de captação de águas profundas, muitos deles com vazões superiores a 10 mil litros de água por hora. Leia mais!

Comentários