Cotidiano

Publicado: Sábado, 27 de setembro de 2014

Comitê de Gestão da Água anuncia medidas para enfrentar crise em Itu

Número de caminhões-pipa será ampliado, informa porta-voz.

Crédito: Leivanira Prieto/Prefeitura de Itu Comitê de Gestão da Água anuncia medidas para enfrentar crise em Itu
"Vamos aumentar o número de caminhões-pipa que fazem o abastecimento dos bairros com problemas de pressão", informou porta-voz

Na manhã desta sexta-feira, dia 26 de setembro, foi realizada na sede da Defesa Civil de Itu uma entrevista coletiva do Comitê de Gestão da Água. Durante o encontro, foram anunciadas as primeiras medidas tomadas pelo Comitê e justificados os motivos que levaram o município a ainda não ter decretado estado de emergência ou de calamidade pública.

"Uma das facilidades que o decreto de calamidade traria para o município seria a dispensa de licitação, mas o dinheiro utilizado para a compra de água e para as obras do Mombaça são da concessionária, não da Prefeitura. Logo, a dispensa de licitação não traria benefício algum", explicou o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, Cel. Marco Antonio Augusto, nomeado porta-voz do comitê.

"Além disso, vamos aumentar o número de caminhões-pipa que fazem o abastecimento dos bairros com problemas de pressão de 34 para 44 e estamos abastecendo as escolas públicas diariamente, sempre no período noturno, para não comprometer o andamento das atividades educacionais", disse o secretário.

Mapeamento

Ainda entre as resoluções do comitê está o mapeamento de toda a distribuição que será feita a partir de agora, para verificar a necessidade de aquisição de mais água para ser injetada na Estação de Tratamento de Água do Rancho Grande (ETA 1) ou de mais caminhões-pipa para abastecimento das casas.

O fornecimento de água pelos caminhões-pipa será limitado a mil litros por visita, para que seja atendido o maior número de casas possível. Para otimizar a entrega, será elaborado um cronograma de atendimento, que será divulgado previamente pelo Comitê, nos moldes do que já acontece com a Operação Bairro Limpo.

Vistoria de vereadores

Na mesma data, vereadores que compõem a base aliada ao Governo Municipal vistoriaram as obras da adutora Mombaça, localizada às margens da na estrada rural do Pau D’Alho. Eles percorreram a estrada vicinal, desde o canteiro de obras, que já conta com cerca de quatro quilômetros de tubos assentados, e puderam conhecer mais de perto os locais onde haverá captação de água.

A comitiva contou com as presenças do presidente da Câmara, Dr. Marco Aurélio Bastos (PSD), do líder do prefeito, Marquinhos da Funerária (PSD), e os também vereadores Zelito do Quiosque (PDT), Professor Feital (PDT), Josimar Ribeiro (PTN), Jabá (SDD), Nair Langue (PRB), Sérgio Castanheira (PV) e Olavo Volpato (PMDB).

Comentários