Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Com mananciais em recuperação, ituano deve evitar desperdício de água

População pode ajudar a coibir infrações!

Crédito: André Roedel/Itu.com.br Com mananciais em recuperação, ituano deve evitar desperdício de água
Fechar a torneira para escovar os dentes, se barbear e lavar louças ajuda na economia da água

Enquanto os mananciais tentam se recuperar da grave crise com a chegada das chuvas, a população ituana que voltou a contar com água na torneira deve continuar evitando o desperdício, para que os casos de desabastecimento não voltem a ocorrer. O alerta foi dado pela Concessionária Águas de Itu nesta quarta-feira, dia 12 de novembro. A empresa afirma que o sistema de racionamento vai ser mantido no município até que a situação das represas esteja confortável.

Para coibir cenas de moradores lavando calçadas, garagens e carros com mangueiras, a Lei Municipal nº 1078/2009 prevê fiscalização pelo Executivo Municipal, em parceria com a Concessionária. E em caso de reincidência do uso inadequado ou desperdício, constatado pela fiscalização, será aplicada multa no valor de 10% sobre o valor registrado no consumo de água do mês anterior.

De acordo com a Agência Reguladora, o objetivo não é punir, mas conscientizar as pessoas para a gravidade da situação que o município ainda está enfrentando em função da severa estiagem.

“O racionamento não foi suspenso, nossos mananciais ainda não estão recuperados e ainda que já estivessem, não podemos desperdiçar água de forma alguma, muito menos lavando calçadas ou veículos", reforça o porta-voz do Comitê, Marco Antonio Augusto.

Denúncias

A população ituana pode colaborar denunciando casos de desperdício de água, para que sejam apurados. O trabalho é feito com o apoio da Guarda Civil Municipal que, num primeiro momento orienta o infrator e, em caso de reincidência, elabora a ocorrência.

Denúncias podem ser feitas pelos telefones 199 (Defesa Civil/GCM), 0800 7224827 (Águas de Itu), ou pelo email da Agência Reguladora, que é o [email protected].

Boias das caixas d’água

A Concessionária faz ainda um alerta para que os ituanos verifiquem as boias das caixas d´água de suas residências, para checar se elas estão funcionando adequadamente. A orientação tem o objetivo de evitar o desperdício de água que chega pela rede para abastecer esses reservatórios e também evitar transtornos aos clientes que poderão ter reflexos disso nas suas contas de água futuras.

De acordo com técnicos da Concessionária, em razão da crise hídrica enfrentada pelo município nos últimos meses, o movimento de "sobe e desce" das boias, que libera ou interrompe a entrada de água quando o reservatório está cheio, acabou não ocorrendo com a frequência habitual. Isso pode gerar o funcionamento inadequado do equipamento, resultando no vazamento de água pelo "ladrão" da caixa. Se o "ladrão" estiver conectado ao sistema de escoamento de água pluvial do imóvel, o vazamento pode não ser percebido pelo morador, mas inevitavelmente, terá reflexos no consumo da casa registrado pelo hidrômetro.

Dicas de consumo sustentável

A Secretaria de Meio Ambiente de Itu divulga dicas de consumo sustentável, que podem ser adotadas pela população e que lançam um desafio reflexivo de atitudes no dia a dia. Confira:

• Consuma somente o necessário;

• Banhos rápidos economizam água e energia;

• Feche a torneira para escovar os dentes, se barbear e lavar louças;

• Jamais jogue papel, ponta de cigarro ou absorventes no vaso sanitário, pois isso provoca entupimentos e desperdiça grande quantidade de água limpa a cada descarga;

• Mantenha a válvula sempre regulada;

• Reutilize a água de lavar roupas para lavar quintais, varandas, garagens e descargas dos sanitários;

• Use vassoura para varrer o chão e não a água da mangueira; feche bem as torneiras e, se houver vazamentos, faça sua manutenção;

• Entre em contato com a concessionária Águas de Itu ao verificar vazamentos na rede externa;

• Enquanto não ocorre o uso, cubra a piscina com lona para evitar a evaporação;

• Se tiver piscina utilize a água para lavagem de pisos e sanitários;

• Evite lavar carros, lavar calçadas e regar as plantas;

• Quando chover coloque baldes embaixo do telhado e calha, armazene a água para utilizar na limpeza e lavar roupas.

Comentários