Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 30 de abril de 2015

CMDCA abre inscrições para processo seletivo do Conselho Tutelar

Candidatos passarão por quatro etapas, incluindo eleição.

CMDCA abre inscrições para processo seletivo do Conselho Tutelar
Serão eleitos cinco conselheiros tutelares para as vagas titulares

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itu (CMDCA) abre inscrições nesta segunda-feira, dia 4 de maio, para o Processo Seletivo e Eletivo do Conselho Tutelar de Itu. As inscrições deverão ser feitas apenas pessoalmente na sede da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, situada à Praça Gaspar Ricardo, nº 73, Centro.

Os candidatos passarão por quatro etapas durante o Processo: análise de documentos, prova escrita, avaliação psicológica, e por fim, serão submetidos a uma eleição que acontecerá no dia 4 de outubro e, segundo as novas regras, serão unificadas em todo o país. A posse está prevista para o dia 10 de janeiro de 2016.

Os requisitos para concorrer são: ser maior de 21 anos; concluído o Ensino Médio; Idoneidade Moral, comprovada através de Certidão de Antecedentes Criminais; residência no município de Itu há pelo menos cinco anos; Ser eleitor no município e ter votado nas últimas eleições; experiência comprovada em carteira ou com declaração de entidade/instituição de trabalho com criança e adolescentes, por no mínimo dois anos. Todos os requisitos deverão ser comprovados com documentos originais com cópia simples para conferência.

Serão eleitos cinco conselheiros tutelares para as vagas titulares, e os demais classificados por ordem de votação serão considerados suplentes. O salário para Conselheiro Tutelar, com base de março de 2015, é de R$ 2.144,08, para uma escala de trabalho de 40 horas semanais, composta por plantões noturnos e aos finais de semana. As atribuições da função podem ser consultadas no Artigo 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O edital que regulamenta o processo está disponível para consulta através do site www.cmdcaitu.com.br; ou ainda, na Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social.
O presidente do Conselho Municipal, Robson Candiani, orienta que todos os candidatos leiam atentamente o edital que contém, inclusive, o cronograma de todo o processo. Ele orienta também que, no ato da inscrição, o candidato não deixe de levar nenhum documento pedido pelo edital, sob pena de não ter sua inscrição efetuada e/ou ter a inscrição cancelada na fase preliminar de análise documental.

As inscrições seguem até o dia 3 de junho. Para obter mais informações, o telefone da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social é o (11) 4013-0202.

Comentários