Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 12 de março de 2015

Chuvas dificultam andamento de obras da adutora Mombaça

Cronograma passa por revisões, informa a concessionária.

Crédito: Decom/Prefeitura de Itu Chuvas dificultam andamento de obras da adutora Mombaça
A concessionária informou também que restam menos de 500 metros de tubos para serem assentados

Através de nota oficial, a Águas de Itu informou que a frequência e intensidade das chuvas registradas no município, especialmente durante o mês de fevereiro, dificultaram o andamento das obras da adutora Mombaça, que estava prevista para ser entregue inicialmente em janeiro e depois foi prometida para março. Diante disso, a concessionária afirma que cronograma está passando por revisões e não há uma data certa para a entrega da adutora.

A empresa informa que em fevereiro choveu 236,9 mm contra uma média histórica de 151,4 mm. Isso acabou retardando a evolução de algumas etapas da adutora, cujo cronograma inicial já havia sido comprometido por conta da liberação de algumas licenças ambientais e pela ocorrência de rochas no traçado da tubulação, conforme já havia sido informado anteriormente.

A concessionária informou também que restam menos de 500 metros de tubos para serem assentados. A obra encontra-se na fase de implantação de duas estações elevatórias que irão abrigar o conjunto de moto-bombas para o recalque da água até a ETA 1, no Rancho Grande, instalação de dispositivos de segurança ao longo da tubulação e de estruturação da barragem na área de captação do Ribeirão Mombaça.

A adutora Mombaça foi anunciada em julho de 2014 como uma obra de caráter emergencial para ampliar em cerca de 62% a capacidade de água na rede de abastecimento do Centro – que enfrentou um forte racionamento no ano passado, com residências ficando meses sem uma gota d’água nas torneiras. 

Comentários