Cotidiano

Publicado: Sexta-feira, 3 de julho de 2015

Centro de Apoio e Valorização à Infância realiza Festa Junina

45 crianças puderam se divertir com o apoio de voluntários.

Crédito: Divulgação/CAVI Centro de Apoio e Valorização à Infância realiza Festa Junina
Crianças e voluntários brincam durante Festa Junina

Na tarde de 1º de julho, o Centro de Apoio e Valorização à Infância (CAVI) realizou sua Festa Junina para cerca de 45 crianças. A data marcou também a despedida do semestre e o início do período de férias.

Para a realização do evento, mais uma vez o CAVI contou com a ajuda de empresários ituanos, que contribuem efetivamente para o sucesso do projeto. A festa foi promovida no Buffet Infantil Baguleke, que abriu suas portas e tornou realidade o sonho das crianças e dos voluntários da entidade.

CAVI

O CAVI é uma entidade sem fins lucrativos, que atende 45 crianças de 6 a 12 anos, no período contraturno escolar. Criado oficialmente em 30/08/2002, tem como principal objetivo a criação e execução de projetos na área social e cultural, que valorizem talentos individuais das crianças e criem oportunidades de desenvolvimento.

A missão é contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, direitos, limites e deveres. Objetivos ambiciosos, porém, o desejo comum dos voluntários vem possibilitando ações concretas, ao longo desses anos.

Localizado no Bairro Novo Itu, o Centro oferece atividades esportivas - futebol, judô, taekwondo, jiu jitso – algumas destas realizadas em parceria com o Projeto Pelicano da Polícia Militar. As atividades culturais estão ligadas a dança, música, artesanato e culinária experimental e por último, aulas voltadas à capacitação dos menores, como informática, português e matemática.

A parceria com a ONG “Dentistas do Bem”, possibilita o tratamento dentário das crianças até a maioridade. Para complementar, o Centro dispõe de biblioteca infantil, brinquedoteca e espaço para TV e vídeo e inicia nesse mês de agosto seu projeto “Biblioteca Itinerante – Mala Biblioteca”, que consiste em ação de incentivo à leitura nos arredores do Centro.

Grande parte das atividades é desenvolvida através de ação voluntária, uma rica relação humana que favorece a socialização, aquisição de experiências diversas e, fundamental, o conhecimento de novas realidades. Os voluntários são livres para oferecer seus talentos, cada um contribui na medida de suas possibilidades, arregaçam as mangas e agem juntos ou isoladamente, mobilizados em busca do mesmo objetivo: fazer a diferença. O compromisso livremente assumido, entretanto, carrega grande responsabilidade e, portanto, é preciso pensar antes de iniciar a tarefa. Ser voluntário é doar tempo e talento para causas de interesse comum e com isso melhorar a qualidade de sua vida da comunidade.

Comentários