Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 25 de maio de 2015

Centenas de devotos acompanham Desfile do Divino no Centro de Itu

Tradicional evento ocorreu na manhã de 23 de maio.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Centenas de devotos acompanham Desfile do Divino no Centro de Itu
Desfile do Divino passa pela Rua Barão do Itaim

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Na manhã de 23 de maio, centenas de devotos acompanham o tradicional Desfile do Divino Espírito Santo realizado pelas ruas centrais de Itu.

O desfile teve início na travessa da Rua Santa Rita com a Rua Barão do Rio Branco. Em seguida, o Andor do Divino subiu a Santa Rita, virou na Rua Maestro Elias Lobo até a Rua Barão do Itaim e dispersou em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária. Durante o percurso, a população prestigiou o evento assistindo da calçada e também pelas janelas da casas os grupos que passavam.

Crianças, jovens, adultos e idosos coloriram as ruas da cidade de vermelho, e cantaram juntos em celebração ao Divino. O andor foi transportado por soldados do Quartel de Itu, que foram seguidos por alunos da APAE, pela Associação Companhia de Folia de Reis do bairro Cidade Nova, Grupo da Melhor Idade, escolas municipais (Ensino Infantil, Fundamental, Jovens e Adultos, CEMADA, CEMUL e UNIT), Colégio Divino Salvador, o tradicional carro de boi e os cavaleiros. Também houve distribuição de pães abençoados em todo o trajeto do desfile.

Ao término do evento religioso, em frente à Igreja Matriz, o padre Francisco Carlos deu a benção aos fiéis e festejou a igreja católica.

Desfile do Divino

A festa do Divino, que tem origem em Portugal, celebra a vinda do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos. A celebração religiosa é realizada sete semanas depois do Domingo de Páscoa, no dia de Pentecostes, e com o passar do tempo se tornou muito popular. No Brasil, a festa chegou em meados do século XVI e difundiu-se por todo território nacional.

Comentários