Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 28 de outubro de 2014

Cartazes com pedido de socorro mudam paisagem urbana de Itu

Moradores estão revoltados com a falta de água na cidade.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Cartazes com pedido de socorro mudam paisagem urbana de Itu
A manifestação foi tomando corpo e hoje é possível ver centenas de residências com o cartaz

A cena vem se tornando cada dia mais comum em Itu. Moradores revoltados com a falta de água têm colocado cartazes com pedido de socorro nos portões e muros de suas casas. “Itu pede socorro” é frase mais vista pelos bairros da cidade – mais até que placas de campanha política, mesmo com a disputada eleição que ocorreu neste mês.

A advogada Soraia Escoura, do movimento “Itu Vai Parar”, conta que a ideia dos cartazes partiu de uma amiga pensando em fazer uma manifestação pacífica, já que as pessoas estavam com medo de ir pra rua novamente. “Foi uma forma que achamos para que todos pudessem participar, até mesmo os idosos”, conta.

A manifestação foi tomando corpo e hoje é possível ver centenas de residências com o cartaz. A casa de Letícia Camargo é uma delas. Convidada por Soraia, ela também aderiu ao movimento. “Não ofende ninguém, não gera violência, apenas mostra que não estou de acordo com os acontecimentos da cidade relacionados à falta d’água, que sabemos que não são causados apenas pela estiagem”, explica.

Além das faixas pregadas nas casas dos ituanos, outro protesto silencioso chama a atenção de quem passa na Avenida Galileu Bicudo na altura do bairro Jardim das Rosas: um “cemitério” de placas clamando pelo precioso líquido. “Será que pedir água é pedir muito”, questiona um dos cartazes colocados no canteiro da via.

No mesmo lugar é possível observar uma bandeira feita com tecido preto, sinalizando que Itu “está de luto” por conta da seca. Os moradores da cidade enfrentam a falta de água desde o início do ano e não têm previsão de melhora.

Comentários