Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Bike-patrulhamento: a segurança em duas rodas

Apesar dos benefícios a modalidade não foi implantada em Itu

Bike-patrulhamento: a segurança em duas rodas
O bike-patrulhamento começou a ser usado nos anos 80, nos Estados Unidos
Por Guilherme Martins

Quando falamos em policiais fazendo patrulhamento, logo nos vem à cabeça a imagem de um PM fardado e com colete à prova de balas, dentro de sua viatura, empunhando uma arma e com cara de mau. A última imagem que imaginaríamos seria de um policial de bermudas, tênis, óculos escuros e capacete, em cima de uma bicicleta.
 
Porém, essa imagem está se tornando cada vez mais freqüente em algumas cidades do Brasil. O “bike-patrulhamento” como é chamado o patrulhamento preventivo de policiais com bicicletas, surte efeitos positivos. Esse modo inusitado e bastante saudável de garantir segurança à população começou a ser usado nos anos 80, nos Estados Unidos, após um estudo que revelou que a melhor forma de se combater a criminalidade seria diminuindo a distância entre o cidadão e o policial.
 
O Coronel e comandante da Guarda Municipal de Sorocaba, Carlos Eduardo dos Reis Leal, afirma que, desde fevereiro desse ano, quando o serviço começou a ser implantado na cidade, notou-se uma considerável diminuição na criminalidade nos setores em que é realizado o patrulhamento com bikes. “O resultado foi favorável tanto no patrulhamento quanto na prevenção dos crimes, e através dos ciclistas, houve uma aproximação muito maior com a população”, declara o Coronel Leal.
 
Segundo o comandante, nem motocicletas nem viaturas oferecem a mesma mobilidade, possibilidade de entrar em locais estreitos e de perseguir marginais no meio da população.
 
De acordo com o relações públicas da PM de Sorocaba, Tenente Ubiratã Marques, o policiamento com bikes facilita muito na rapidez em que o policial atende uma ocorrência em situações de muito movimento de populares. “Ele [bike-patrulhamento] é usado por sua praticidade e mobilidade diante de situações onde há um grande fluxo de pessoas, tornando o deslocamento rápido e eficiente”.
 
Por ser um serviço que exige saúde e vigor físico, a seleção dos profissionais que trabalham neste setor é voluntária. Todos os policiais que patrulham com bicicletas são obrigados a passar por treinamentos de condicionamento físico e abordagem. Os bike-patrulheiros chegam a pedalar cerca de 20 km por dia.
 
Em Itu
 
Na Estância Turística de Itu o serviço não foi implantado. De acordo com o Tenente Grans, Relações Públicas da PM de Itu, não existe a necessidade desse tipo de patrulhamento, considerando os crimes cometidos na cidade. “O policiamento com bicicletas, adotado por algumas cidades do estado de São Paulo, tem como base, para sua aplicabilidade, a existência de locais de difícil acesso, como parques e calçadões extensos, que levam ao emprego de tal meio de transporte, não sendo este o caso de Itu”, explica.
 
O Tenente Grans ainda afirmou que todas as modalidades de policiamento possuem como prioridade o contato com a população. “O desenvolvimento do policiamento comunitário é uma filosofia adotada por todos os policiais militares da Corporação, já que o contato com população é uma das partes principais de todos os programas de policiamento, visando a confiança”.
 
Quando questionado sobre a possibilidade de o serviço ser implantado em Itu, o Relações Públicas afirmou que antes é necessário realizar uma pesquisa a fim de mapear e analisar as situações apresentadas. “O direcionamento de como será empregada determinada modalidade de policiamento segue critérios estatísticos e fáticos, que são monitorados diariamente”.
 
Porém declara também que é necessária uma mudança constante nas formas de policiamento preventivo, para poder dar total segurança à população. “Os programas de policiamento devem ser mutáveis, uma vez que o crime não se realiza sempre nos mesmos locais, nem do mesmo jeito”.

Confira também algumas dicas dos Guardas Municipais e Policiais Militares do bike-patrulhamento, para que você possa andar de bicicleta de forma segura e correta, evitando possíveis acidentes.
Comentários