Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Itu receberá sete caixas d'água para auxiliar no abastecimento

Concessionária também instalou reservatórios em dois pontos.

Crédito: Reprodução/Facebook Itu receberá sete caixas d'água para auxiliar no abastecimento
Reservatório de 20 mil litros foi instalado na Praça 14 Bis, no bairro Jardim Aeroporto

Durante reunião ocorrida nesta quinta-feira, dia 23 de outubro, que tratou da vinda de 20 caminhões-pipa para Itu, também foi confirmada a cessão de sete caixas flexíveis por parte da Defesa Civil Estadual, que serão distribuídas em pontos distintos da cidade, possibilitando retirada de água direta pelos moradores.

Segundo a Prefeitura de Itu, esse material chega nesta semana e os pontos de colocação serão definidos pelo Comitê de Gestão de Água, baseado no mapeamento dos pontos mais críticos da cidade.

A concessionária Águas de Itu, atendendo pedido da Prefeitura, também está colocando caixas d’água em diferentes localidades. Na quarta-feira, dia 22, um reservatório de 20 mil litros foi instalada na Praça 14 Bis, no Jardim Aeroporto.

Já nesta quinta-feira, um contêiner com capacidade para armazenar 70 mil litros de água foi colocado no estacionamento da Administração Regional do Pirapitingui. O reservatório, instalado pela concessionária, conta com 12 torneiras e estará à disposição dos munícipes do Cidade Nova e outros bairros próximos.

A população da região também passa a contar com a água do poço artesiano da Viação Avante-Itu, que instalou uma torneira no interior de seu terminal de ônibus, para uso das 8 horas à meia-noite.

Alternativa

A Defesa Civil Estadual também indicou a possibilidade de captação por irrigação no ribeirão Mombaça, possibilitando vazão de 140 litros por segundo para a Estação de Tratamento de Água (ETA) 1, que abastece a região central. Esse volume equivale à 25% da capacidade normal da ETA e pode atender uma população de 50 mil habitantes.

De acordo com a Prefeitura, essa alternativa, que está sendo estudada, não vai influenciar no andamento das obras da Adutora Mombaça, que tem previsão de entrega para janeiro de 2015 e deverá fornecer 280 litros por segundo à ETA 1.

Comentários