Cotidiano

Publicado: Sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Audiência Pública apresenta projeto de PPP

O objetivo é implantar o Centro Industrial de Itu.

Num auditório completamente lotado por representantes da sociedade e de grupos empresariais, foi realizada uma audiência pública referente à PPP (Parceria Público Privada) da implantação do Centro Empresarial Industrial, o chamado Distrito Industrial.
 
A reunião oficial apresentou publicamente o projeto do Governo Herculano para incrementar o desenvolvimento empresarial e econômico da cidade de Itu.
 
Realizada no auditório do Centro Administrativo Municipal, a audiência pública teve início com a apresentação do vídeo institucional “Pense Grande – Invista em Itu”, produzido pelo governo municipal para incrementar a atração de novas empresas à cidade de Itu. Na sequência, foram apresentadas à comunidade as razões pelas quais Itu optou por celebrar uma PPP para viabilizar a implantação do distrito industrial, no terreno conquistado junto ao Governo do Estado de São Paulo.

Presidente do Conselho Gestor da PPP, o secretário municipal de Governo, Antonio Jorge Trinca, declarou a importância do poder público se aliar à iniciativa privada para implantar um projeto desse porte e comparou esse momento da trajetória de Itu com o exemplo de Paris (França), que preservou sua área histórica, mas criou ao lado um imenso centro industrial para garantir seu futuro. O vereador Benedito Roque Moraes fez o uso da palavra na sequência, reafirmando a aprovação unânime da Câmara Municipal em relação à PPP.
 
Em seu discurso, o prefeito Herculano destacou a localização privilegiada do futuro Distrito Industrial, que ocupa uma área de quase 1 milhão de metros quadrados, situada às margens da Rodovia do Açúcar (SP-75) e da Rodovia Waldomiro Correa de Camargo (SP-79), nas proximidades da Castello Branco (SP-280), na região do Pirapitingui. Herculano lembrou que, após a doação do terreno pelo Estado, anunciada pelo próprio governador José Serra como a maior da história de São Paulo, a Prefeitura de Itu mobilizou diversas secretarias municipais e elaborou um plano consistente de utilização do espaço. Conforme detalhou o chefe do Executivo, o projeto de implantação do Centro Empresarial Industrial integra área industrial, business center, centro de convenções, escola técnica, creche e outros itens de infraestrutura, além de área verde.
 
Depois das autoridades se manifestarem, profissionais da empresa que presta assessoria do projeto exibiram painéis explicativos e detalharam aspectos técnicos da PPP. Na ocasião, os espectadores puderam fazer perguntas por escrito, que serão respondidas e disponibilizadas abertamente no site oficial www.itu.sp.gov.br/ppp.
Comentários