Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 7 de outubro de 2014

Assentamento de tubulação da adutora Mombaça tem início

Obra interdita uma das pistas da Avenida Ernesto Fávero.

Crédito: DECOM/Prefeitura de Itu Assentamento de tubulação da adutora Mombaça tem início
O trânsito da avenida precisou ser interditado na altura da Estação de Tratamento de Água

Teve início nesta terça-feira, dia 7 de outubro, o assentamento de tubos na nova frente de obras da adutora Mombaça. Em razão da presença do maquinário necessário para a operação, o trânsito da Avenida Francisco Ernesto Fávero precisou ser interditado na altura da Estação de Tratamento de Água I, no bairro Rancho Grande. A demarcação do solo e a chegada dos tubos já haviam ocorrido na semana passada.

Além desta frente, as obras prosseguem às margens da estrada rural do Pau D’Alho, onde o assentamento de aproximadamente cinco quilômetros de tubos já foi realizado. De acordo com informações da Prefeitura de Itu, a adutora Mombaça terá vazão de aproximadamente 280 litros de água por segundo e equivale, sozinha, a praticamente tudo o que foi feito para captação direcionada à ETA 1 ao longo de 40 anos.

A ETA 1 é a responsável pelo abastecimento da região central da cidade. O novo volume que será usado para alimentar a estação, segundo levantamentos da Agência Reguladora (órgão municipal que fiscaliza as concessões), corresponde sozinho a 50% da captação em períodos normais.

A indicação do Mombaça como alternativa para enfrentar a crise hídrica teve como base estudos técnicos apresentados pela Agência Reguladora. Ao todo, serão 22,5 km de extensão de adutora e um investimento de R$ 30 milhões por parte da concessionária Águas de Itu.

Comentários