Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 20 de junho de 2016

Apresentações típicas agradam milhares na 7ª Festa Japonesa de Itu

Evento contou com dois dias de programações culturais.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Apresentações típicas agradam milhares na 7ª Festa Japonesa de Itu
Público lotou Praça da Matriz para assistir ao grupo Inazuma Taiko

Veja as fotos desta notícia no Flickr

A Praça Padre Miguel (Matriz) sediou a 7ª edição da Festa Japonesa de Itu, nos dias 18 e 19 de junho, realizada pela Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos, em parceria com a Associação Cultural Esportiva Nikkei de Itu (Acendi).

O evento contou com uma programação recheada de apresentações típicas, que agradaram as milhares de pessoas que participaram da festa nos dois dias. Também foram montadas diversas barracas de comidas típicas e artesanatos, para divulgar os costumes japoneses.

A festa teve início na manhã de sábado, mas a abertura oficial do evento aconteceu às 20h, e contou com as presenças do prefeito Antonio Luiz Carvalho Gomes (Tuíze), do secretário municipal de Turismo, Lazer e Eventos, Ricardo Xavier da Silveira e do presidente da Acendi, Sérgio Tome, dentre outros membros da entidade.

Antes dos pronunciamentos, o público, que lotou a praça, apreciou uma bela apresentação do grupo Inazuma Taiko, de Sorocaba. Com habilidade e um ritmo alegre, o grupo deixou os presentes fascinados com as batidas dos instrumentos.

Na sequência, as autoridades realizaram a cerimônia do Kagami biraki, costume tradicional japonês, que consiste na quebra da tampa de um barril de saquê, com um martelo de madeira. Após o ritual, a bebida foi servida aos presentes, abrindo oficialmente a Festa Japonesa de Itu. E para encerrar o primeiro dia, cantores da cidade e região soltaram a voz com canções japonesas.

Já no segundo dia de evento, a festa deu início as suas atividades com as apresentações de karaokê e videokê. Em seguida, foi realizada na praça uma demonstração de Sumô, pela Associação Norte e Sudeste, que contou com a presença de atletas internacionais. Além disso, o público pôde desfrutar de um show musical com o cantor Edson Saito e Y.ES Banda, que cantou além de músicas típicas japonesas, grandes clássicos de outros artísticas como Elvis Presley e Elton John. Logo após, foi realizada uma belíssima apresentação de Danças Típicas de Okinawa, com o profº Saturo Saito e seus alunos. Também houve performances de artes marciais e apresentação de Bon Odori. 

Comentários