Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 16 de junho de 2011

Festeggiamo l'anno dell'Italia in Brasile!

Em Itu e Salto, associações preservam a tradição italiana.

Crédito: Foto cedida por Antonio Guarnieri Festeggiamo l'anno dell'Italia in Brasile!
Inauguração da antiga Associação Italiana de Mutuo Socorro Luigi di Savoia, em 1919

Por Camila Bertolazzi

"América América
lá se vive que
é uma maravilha
vamos ao Brasil
com toda a família
América América
se ouve cantar
vamos ao Brasil
Brasil a povoar"
Canção dos imigrantes




1880. O alto crescimento populacional aliado ao acelerado processo de industrialização afetou diretamente as oportunidades de emprego na Itália. Estima-se que, em um século, 28 milhões de pessoas - metade da população - deixaram o país em busca de novas oportunidades. Alguns atrativos fizeram do Brasil um dos destinos mais procurados para recomeçar a vida. Os novos moradores serviriam para suprir a mão-de-obra necessária e colonizar territórios pouco ocupados. Além disso, a política de imigração passou a ser planejada para “branquear” a população brasileira.

Mesmo 130 anos depois que os primeiros imigrantes italianos desembarcaram no Brasil, são inúmeras as contribuições deixadas à nossa cultura: introdução de elementos tipicamente italianos no catolicismo como festas, santos de devoção e práticas religiosas; criação do time Palestra Itália – atual Palmeiras; e a tradicional gastronomia italiana com pizzas, espaguete, polenta frita e até o panetone no Natal.

Visando manter viva a tradição e a cultura da Itália à maior população italiana fora de seu país, os dois países se uniram para celebrar, com apresentações de música, cinema e teatro, o Ano da Itália no Brasil. Não se sabe o número exato, visto que os censos nacionais não questionam a ancestralidade do povo brasileiro, mas as estimativas variam entre 23 e 25 milhões os brasileiros com algum grau de ascendência italiana, ou seja, aproximadamente 15% da população brasileira.

Essa porcentagem é ainda maior dentro do estado de São Paulo. Mais de 30% dos paulistas são descendentes de italiano; o que promete uma festa ainda maior. Em maio, o governador Geraldo Alckmin assinou um decreto autorizando a criação de um grupo de trabalho formado por 12 secretarias que será responsável pela coordenação dos preparativos para o Ano da Itália no Brasil, intitulado Momento Itália-Brasil (MIB). E comemorou dizendo: “Ciccilo Matarazzo dizia que o Brasil é filho de Portugal, mas que São Paulo é filho da Itália, tamanha a presença da comunidade italiana no Estado”.

O evento, firmado pelos governos dos dois países, acontecerá entre os meses de outubro de 2011 e junho de 2012. Em São Paulo, o evento de abertura do Ano da Itália no Brasil será um concerto do quarteto da OSESP na Sala São Paulo, dia 16 de outubro. Os músicos executarão obras de compositores italianos e do carioca Villa-Lobos. Ainda na área cultural será realizado o programa "Circulando Ópera", no qual pelo menos 21 cidades sediarão a representação da ópera La Traviata de Verdi.

Ainda em outubro haverá a comemoração do centenário de duas instituições paulistanas: o Circulo Italiano e o Colégio Dante Alighieri. Giuseppe Cappellano, presidente do Circulo Italiano, considera oportuna a comemoração do Momento Itália-Brasil: "Será uma resposta para a Itália. Mostraremos que os descendentes de italianos e os imigrantes foram bem recebidos e criaram um vínculo que jamais será quebrado".

O Momento Itália-Brasil será marcado também por diversos seminários, workshops e exposições – como a do pintor Michelangelo Merisi da Caravaggio -, além de intercâmbios para discutir tecnologias e conhecimento que possibilitem o desenvolvimento econômico com menor impacto ao meio ambiente e à sociedade. Entre os temas a serem abordados estão tecnologias de reciclagem, nas áreas de arquitetura e engenharia, sensibilzação do consumidor e conhecimento ecosustentável. O calendário oficial de eventos no Estado de São Paulo será apresentado em 1º de setembro.

Um pedaço da Itália em Itu e Salto

A imigração italiana se fez também muito forte nas cidades-irmãs Itu e Salto. Centenas de italianos escolheram as fazendas da região como o primeiro passo num país desconhecido. Desde então, grupos conterrâneos e, posteriormente, seus descendentes se unem com a finalidade de resgatar as tradições e promover a disseminação da cultura italiana.

A partir daí surgiram diferentes associações. A mais antiga é a Associação Giuseppe Verdi (1903), localizada na cidade vizinha de Salto, e que mantém diariamente aulas de língua e cultura italiana para todos os níveis de aprendizado, desde o básico até o avançado. Há ainda, com sede em Itu, Salto e Indaiatuba, a Associazione Cristiana Lavoratori Italiani (ACLI), que oferece serviços à comunidade de descendentes e aos italianos residentes fora da Itália.

Fundada em 2005, a Associação Emiliano-Romanhola Bandeirante de Salto e Itu reúne associados originários da região da Emilia-Romagna. O Circulo Ítalo-Brasileiro Dante Alighieri é a associação mais antiga e tradicional de Itu. Criada em 1919, o objetivo era reunir os imigrantes vindos da Itália para que juntos eles pudessem se ajudar. Durante a segunda guerra, a antiga Associação Italiana de Mutuo Socorro Luigi di Savoia encerrou suas atividades, só voltando a funcionar anos depois com o nome atual e um novo objetivo: não deixar a tradição acabar.

Segundo o presidente do Circulo Ítalo-Brasileiro Dante Alighieri, Antônio Guarnieri – que há 11 anos está no cargo -, atualmente cerca de 70 famílias estão associadas e contribuem mensalmente com uma taxa R$ 15 a fim de manter a conservação do prédio-sede tombado pelo patrimônio histórico. “Nós também promovemos, todo mês, jantares com comidas, bebidas e músicas típicas para resgatar nossas memórias”, conta.

Mas apesar de tantas ligações ainda não há nada programado para acontecer em Itu durante o Momento Itália-Brasil. “Falta de interesse do governo local para trazer eventos desse tipo, e também por parte dos descendentes que não se interessam pela história, cultura e idioma”, ressalta Guarnieri.

Família Lunardon

O resgate da história de uma família italiana perdida no tempo. Esse é o objetivo do descendente Edson Carlos de Oliveira, cujos bisavôs maternos Valentin Lunardon e sua esposa Fausta Milani, com seu dois filhos, Giovanni e Carloandro Lunardon, chegaram a Itu em 1892, vindos de Santa Giustina In Colle, na Província de Pádua – regi&atil

Comentários