Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Adutora Mombaça deve ser entregue até o final de março

Obra prevista para terminar em janeiro sofreu atrasos.

Crédito: Decom/Prefeitura de Itu Adutora Mombaça deve ser entregue até o final de março
A previsão da concessionária é de que a entrega da obra coincida com o fim do período de chuvas regulares

A Adutora Mombaça deve entrar em operação até o final do mês de março. O cronograma da obra, que estava prevista para ser entregue em janeiro, sofreu ajustes e foi apresentado pela concessionária Águas de Itu ao Comitê de Gestão da Água, durante reunião realizada no dia 16 de janeiro. No documento entregue aos membros do Comitê estão demonstradas as etapas já concluídas, as que estão em andamento e as que estão previstas, além dos prazos em que deverão ser realizadas.

De acordo com a concessionária, durante a execução da obra foram encontradas dificuldades para realização de alguns serviços - o que levou ao atraso. Entre as dificuldades apontadas pela empresa estão a ocorrência de chuvas intensas nos meses de novembro e dezembro, a remoção de rochas no trecho por onde a tubulação passa e liberação de autorizações em processos de licenciamento.

A previsão da concessionária é de que a entrega da obra coincida com o fim do período de chuvas regulares. Quando estiver em operação, a adutora vai injetar mais 280 litros de água por segundo no sistema de tratamento da Estação de Tratamento de Água 1 (ETA) do Rancho Grande, o que permitirá ao sistema de abastecimento operar com mais tranquilidade, mesmo nos períodos em que a ocorrência de chuvas no município é menor.

Neste mês de janeiro será terminada instalação dos 22,5 quilômetros de tubos da nova adutora que vão levar água dos ribeirões Mombaça e Pau D’Alho até a ETA 1. Faltam três quilômetros de tubos a serem assentados para que esta fase da obra esteja terminada. A etapa seguinte é a implantação das duas estações elevatórias, que é uma ação que depende de licenciamentos junto a órgãos competentes, que já foram solicitados e estão em tramitação.

A Águas de Itu está investindo cerca de R$ 30 milhões nessa obra estruturante, considerada uma das mais importantes no sistema de abastecimento do município nos últimos 40 anos. Os 280 litros de água por segundo que a adutora captará dos ribeirões Mombaça e Pau D’Alho e despejará na ETA Rancho Grande o equivalem a um acréscimo de 40% no volume de água bruta injetado no sistema para tratamento e distribuição à população.

Além da obra de construção da adutora do Mombaça, a Águas de Itu investe também em outras obras estruturantes, como o desassoreamento das bacias do Taquaral/Fubaleiro - que está em execução - e do Itaim, que deve ser iniciado em fevereiro. O objetivo da empresa com o desassoreamento é aumentar a sua capacidade de reservação de água bruta nos principais mananciais do município.

Comentários