Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 30 de agosto de 2016

Acadil dará posse a nova diretoria com lançamento de livro e palestra

Evento acontece dia 2 de setembro, no Ituano Clube.

Acadil dará posse a nova diretoria com lançamento de livro e palestra
Livro "Tango e Samba: um encontro de duas culturas"

A Academia Ituana de Letras (Acadil) abre o biênio de eventos 2016-2018 com lançamento de livro e palestra “Tango e Samba: um encontro de duas culturas”, pelo acadêmico Rubens Pantano Filho, um dos autores do livro de mesmo título da comunicação. O evento será realizado no dia 2 de setembro (sexta-feira), a partir das 19h30.

O livro é uma antologia de diversos autores sobre o tema, brasileiros e argentinos, com destaque para o carnavalesco Carlinhos de Jesus. Rubens Pantano, da Acadil, tem se dedicado ao estudo sistemático do tango argentino e participa de cursos e grupos de estudos sobre o desenvolvimento dos ritmos – tango e samba. Em julho esteve em Buenos Aires, para o lançamento do livro que teve edição também em espanhol.

No mesmo encontro, a Acadil dará posse à nova diretoria eleita, que está assim constituída: Presidente – Luís Roberto da Rocha de Francisco, Vice-Presidente – Maria Angela Pimentel Mangeon Elias, 1ª Secretária – Maria Lúcia Almeida de Marins e Dias Caselli, 2ª Secretária – Sílvia Virginia Czapski, 1ª Tesoureira – Maria Aparecida Thomaz Alves, 2ª Tesoureira – Durce Gonçalves Sanches. Já o Conselho Consultivo, composto de três membros, é constituído por Maria de Lourdes Figueiredo Sioli, Erasmo Figueira Chaves e Plínio Bernardi Júnior.

A Academia Ituana de Letras é uma associação de escritores fundada em 1992, composta de trinta e duas Cadeiras, cujos patronos foram personalidades de destaque na literatura local e regional. Os vinte e oito membros atuais se dedicam à produção literária e estudos sobre a Língua Portuguesa e cultura em geral. O grupo se reúne mensalmente e lança todos os anos a Revista da Acadil, que está na edição de número 17.

O evento de posse e a palestra se darão no Espaço Ituano de Turismo e Cultura (Ituano Clube), que abre suas portas em parceria com as Secretarias Municipais de Cultura e Turismo da Prefeitura de Itu, a fim de abrigar espaços de memória e eventos culturais.

Serviço:
Palestra “Tango e Samba: um encontro de duas culturas” – Prof. Rubens Pantano
Posse da diretoria da Academia Ituana de Letras
2 de setembro (sexta-feira), às 19h30
Espaço Ituano de Turismo e Cultura (Ituano Clube), Praça Padre Miguel, 118, Itu/SP

Comentários