Cotidiano

Publicado: Quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Abastecimento de água em Itu terá reforço de 2 mi de litros por dia

Primeiros caminhões devem chegar na sexta-feira, dia 22.

Crédito: André Roedel/Itu.com.br Abastecimento de água em Itu terá reforço de 2 mi de litros por dia
De acordo com o prefeito Antonio Tuíze, essa água será adquirida de outras regiões

Durante coletiva de imprensa que anunciou a vinda do Grupo Águas do Brasil para Itu, ocorrida na tarde desta terça-feira, dia 19 de agosto, o prefeito Antonio Luiz Carvalho Gomes, o Tuíze, anunciou que o abastecimento de água na cidade será reforçado por 2 milhões de litros diários, devendo chegar ao sistema na sexta-feira, dia 22 de agosto.

De acordo com Tuíze, essa água será adquirida de outras regiões. “A partir de sexta-feira deverão estar chegando aqui os primeiros caminhões trazendo água para que seja injetada no sistema ou colocada em reservatórios distribuídos pela cidade”, informou o prefeito de Itu durante a coletiva.

A medida emergencial servirá para garantir que o racionamento instituído na cidade seja cumprido corretamente, ou seja, com abastecimento das 18 às 4 horas em dias alternados. Isso é necessário já que em muitas regiões de Itu a água não chega no horário proposto, ficando dias na seca.

Crise hídrica

O racionamento de água em Itu já dura quase sete meses. De fevereiro pra cá, a situação se intensificou. Os mananciais da cidade operam com menos de 4% da capacidade, o que obrigou a realização de novas obras de captação. Em meio a crise hídrica, a concessão dos serviços de água e esgoto foi adquirida pelo Grupo Águas do Brasil, que irá operar na cidade sob o nome de “Águas da República”.

Comentários