ponto-turístico-igrejacarmo

12 de outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida

Publicado: Terça-feira, 11 de outubro de 2011 por Camila Bertolazzi

Saiba como tudo começou, em 1717!

divulgação
Foto
Basílica de Aparecida

Para muitos o dia 12 de outubro é sinônimo do Dia das Crianças. Mas nessa data também se comemora o Dia do Descobrimento da América, o Dia Nacional da Leitura, e principalmente o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, e motivo do feriado.

A história começou em 1717, quando três pescadores foram ao Rio Paraíba, mas nada conseguiram pegar. Depois de muitas tentativas em vão, João Alves lançou a rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Lançou novamente e apanhou a cabeça da mesma imagem. Daí em diante, os peixes chegaram em abundância para os três pescadores.

A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil. E o número de fiéis aumentava a cada ano. Em 1929, nossa Senhora foi proclamada Rainha do Brasil e a Padroeira oficial do país. Com o passar do tempo, foi necessária a construção de um novo templo, bem maior, que pudesse acomodar tantos romeiros. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida Santuário Nacional, como "maior Santuário Mariano do mundo".

Expectativas para a festa

De acordo com o padre Darci Nicioli, reitor do Santuário Nacional, o ponto alto da quarta-feira será a realização da missa solene, que começa as 10 horas e vai até às 12 horas, seguida de extensa queima de fogos. Segundo ele, a missa terá a presença já confirmada do governador Geraldo Alckmin. A presidente Dilma Rousseff também recebeu o convite, mas não confirmou a presença.

A Basílica espera ultrapassar os 11 milhões de devotos em 2011, sendo mais de um milhão somente durante o mês de outubro.

Tags: nossa senhora aparecida, feriado, padroeira do brasil, igreja católica

  • Comentários