ponto-turístico-cruzeirosaofrancisco

Festival de natação reúne Gustavo Borges e Marcelo Chierighini em Itu

Publicado: Quarta-feira, 7 de dezembro de 2016 por Jéssica Ferrari


Evento encerrou atividades de 2016 de projeto esportivo.

Jéssica Ferrari/Itu.com.br
Foto
Nadadores na piscina ao lado dos alunos do projeto
Veja as fotos desta notícia no Flickr veja fotos »

Centenas de pessoas compareceram, na manhã de 6 de dezembro, no complexo aquático “Cel. Fiori Marcelo Amantéa”, para prestigiar o festival de encerramento das atividades de 2016, do projeto “Nadando com Gustavo Borges”. O encontro reuniu mais de 300 crianças e adolescentes, distribuídos em diversas categorias.

O evento comemorativo contou com a presença do medalhista olímpico que empresta seu nome ao projeto, Gustavo Borges. Este ano, a festa também teve a participação especial dos nadadores Marcelo Chierighini (competiu na última edição dos Jogos Olímpicos, realizados em agosto deste ano, no Rio de Janeiro) e Marcos Vinicius Ferrari de Oliveira (representou o Brasil em diversos torneios continentais, conquistando medalhas e batendo recordes brasileiros de sua categoria), que iniciaram suas brilhantes e vitoriosas carreiras na natação, na piscina do complexo aquático ituano.

Com simpatia e humildade, os atletas falaram ao público sobre a importância do projeto e do incentivo aos filhos para participarem do esporte. Em seguida, os nadadores realizaram uma apresentação de exibição e aquecimento. Depois Gustavo Borges, acompanhado de seu filho Luiz Gustavo (também nadador), Marcelo Chierighini e Marcos Vinicius, dividiram a piscina com os alunos do projeto, que tiveram o privilégio de nadar e posar para fotos ao lado de grandes nomes da natação brasileira.

Ao fim do evento, as crianças e adolescentes receberam certificado de participação e puderam saborear pipoca e suco entregues pela organização, além de tirar fotos e pegar autógrafos com os ídolos esportivos.

Em entrevista ao Itu.com.br, Marcelo Chierighini comentou sobre sua admiração pelo padrinho do projeto, o carinho que está recebendo do público brasileiro e a natação como esperança para as crianças. Carismático, o nadador ainda mandou uma mensagem aos ituanos. Confira:



O projeto


Criado em 2014, através de parceria firmada entre a Prefeitura de Itu e o Instituto Gustavo Borges, e viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte (Governo Federal), para beneficiar centenas de crianças e adolescentes matriculados nas escolinhas de natação da Secretaria Municipal de Esportes, o projeto alcançou significativos resultados e ampliou o atendimento neste ano. Em 2016, o “Nadando com Gustavo Borges” aumentou o número de alunos atendidos, com o objetivo de formar cidadãos por meio da natação, promovendo o acesso e aperfeiçoamento no esporte, intercâmbio entre os estudantes das escolas públicas, inclusão social, educação e noções de cidadania. Os alunos do projeto recebem uniformes (camiseta, boné, óculos de natação, sunga ou maiô e mochila), materiais esportivos (palmar, boias, pranchas, relógio de borda grande e cronômetros) e lanche após as aulas.

A cidade foi escolhida por contar com uma infraestrutura completa, localizada no complexo aquático anexo ao Estádio “Novelli Júnior”, e professores de natação capacitados, da Secretaria Municipal de Esportes.

Durante o festival, o nadador Gustavo Borges falou sobre o projeto em Itu, fez agradecimentos e brincou com os amigos nadadores. Confira:

Tags: natação, gustavo borges, esportes, festival de natação, marcelo chierighini, projetos esportivos

  • Comentários