Cultura

Publicado: Quinta-feira, 5 de abril de 2012

Grooveshark: conheça o site de compartilhamento de músicas on-line

Projeto é tema da série Web do Bem desta semana.

Grooveshark: conheça o site de compartilhamento de músicas on-line
Grooveshark conta com cerca de 400 mil usuários

Por Renan Pereira

O Grooveshark - projeto retratado na série Web do Bem desta semana - é um site norte-americano de compartilhamento de músicas on-line, tendo como base a plataforma de rede social. No endereço é possível fazer upload de canções que ficam disponíveis para serem ouvidas por outros usuários e trocar informações com outros internautas.

De acordo com informações do Wikipedia, o portal tem um fluxo médio de 50 a 60 milhões de música por mês e cerca de 400 mil usuários, sendo que a taxa de crescimento é de 2 a 3% ao mês. Atualmente o serviço oferece um mecanismo de busca de música pelo nome da faixa, artista ou álbum.

Uma vez localizada, o usuário poderá ouvi-la na interface através de transmissão (streaming), criar playlists e compartilhá-los por e-mail em sites de relacionamento como Facebook e Twitter – ou, ainda, permitir que outras pessoas escutem as músicas através de widgets em flash, que podem ser publicados em blogs do Wordpress.

O Grooveshark não permite que o usuário baixe os arquivos para seu computador, as músicas podem ser ouvidas apenas através do site ou dos widgets criados a partir de playlists. O portal oferece ainda a opção de adquirir os arquivos de áudio em lojas on-line, como Amazon e iTunes. Também disponibiliza aplicativos para aparelhos móveis com o sistema Android e Blackberry.

Brigas na justiça

O Grooveshark, assim como todos os outros grandes sites de compartilhamento de música on-line, tem sofrido pressão das gravadoras, que alegam violação dos direitos autorais por parte do projeto. A EMI, última gravadora a apoiar o portal, comunicou recentemente o fim da parceria entre os dois empreendimentos.

A gravadora alegou à justiça que o serviço descumpriu as obrigações financeiras previstas no contrato existente. Em resposta, o Grooveshark criticou as "taxas altíssimas" cobradas pela EMI e afirmou que a fusão entre ela e a Universal Music se trata de um monopólio. Além da EMI, o Grooveshark é alvo de processos de outras três grandes gravadoras: Universal, Sony Music e Warner Music Group. 

Leia mais: www.grooveshark.com

Comentários