Cultura

Publicado: Segunda-feira, 25 de março de 2013

Coral Vozes de Itu se apresenta durante a Semana Santa

Grupo participará de cerimônias tradicionais na cidade.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Coral Vozes de Itu se apresenta durante a Semana Santa
Coral Vozes de Itu

Durante as tradicionais cerimônias da Semana Santa de Itu, o Coral Vozes de Itu participará cantando composições escritas especialmente para elas, por músicos ituanos do século XIX. O repertório, cujos originais estão preservados no Museu da Música de Itu, forma um conjunto de obras como não há outro no Estado de São Paulo.

A primeira cerimônia será o Ofício de Trevas, realizado no sábado, dia 23 de março, às 19h30, tendo por oficiante o Frei Adaílson Quintino dos Santos, Prior do Convento do Carmo de Itu. Na ocasião o coral cantará as Matinas de Quarta-feira Santa (1876) de Tristão Mariano da Costa. Os solos serão feitos por cantores do Teatro Municipal de São Paulo. Já no dia 24, domingo, o coral participa da Procissão de Passos. Além do tradicional Canto da Verônica, do Padre Jesuíno, o grupo apresenta os Motetes de Passos (1881) de José Mariano da Costa Lobo, quando será acompanhado de um grupo de músicos.

Durante a sexta-feira santa, dia 29, o coral cantará, pela manhã, durante o Sermão das Sete Palavras, que será pregado na Igreja do Carmo pelo Frei Paulo Gollarte, do Convento de São Paulo. Na ocasião apresentará os motetes do maestro Elias Álvares Lobo, escritos em Itu em 1867. É a primeira obra do gênero no Brasil.

O Vozes de Itu também participará das cerimônias na Igreja Matriz, com um coro de câmara, durante a Sexta-feira Santa. Cantará na cerimônia da Adoração da Cruz, às 15 horas, oficiada pelo Padre Francisco Rossi, cantando o Ofício da Paixão (1876) do compositor Tristão Mariano da Costa. Já às 19 horas cantará durante no Ofício da Sete Palavras de Jesus, também na Igreja Matriz, com os motetes do compositor Nacif Farah, de Tatuí. Em seguida sairá a Procissão do Enterro, quando o grupo acompanhará o Canto da Verônica com os motetes próprios de Elias Lobo, compostos em 1871 e recuperados em 2012 pelo Museu da Música de Itu.

Todas as cerimônias são realizadas pela Paróquia Nossa Senhora Candelária e pelo Convento do Carmo, portanto não são concertos, mas eventos religiosos.

O Coral Vozes de Itu conta com cerca de 30 cantores e tem por regente Luís Roberto de Francisco. O organista acompanhante é Giancarlo Staffetti.

Para manter vivo esse importante patrimônio imaterial da cidade, a Associação Cultural Vozes de Itu, que é presidida pelo Dr. José Carlos Safi, conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultural e do Instituto Cultural de Itu.

Programação:

- Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Dia 23.03, sábado, 19h30 - OFÍCIO DE TREVAS
Matinas de 4ª feira santa – Tristão M. da Costa

Dia 24.03, domingo, 19h PROCISSÃO DE PASSOS
Canto da Verônica – Jesuíno Monte Carmelo
Motetes dos Passos – José Mariano Costa Lobo

Dia 29.03, 6ª feira, 10h. SERMÃO SETE PALAVRAS
As Sete Palavras de Jesus - Elias Álvares Lobo

- Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária

Dia 29.03, 6ª feira santa, 15h30 ADORAÇÃO DA CRUZ
Ofício da Paixão – Tristão Mariano da Costa

Dia 29.03, 6ª feira santa, 19h OFÍCIO DAS SETE PALAVRAS
As Sete Palavras – Nacif Farah

Dia 29.03, 6ª feira santa , 20h. PROCISSÃO DO ENTERRO
Canto da Verônica – Padre Jesuíno Monte Carmelo
Motetes - Elias Álvares Lobo

Comentários