Sustentabilidade

Publicado: Sexta-feira, 5 de abril de 2013

Proposta de Criação de APA Pedregulho terá nova audiência pública

Instituições e toda a comunidade estão convidadas.

Crédito: Daniel Alcântara/AI Prefeitura de Itu Proposta de Criação de APA Pedregulho terá nova audiência pública
Prefeito Tuíze durante a primeira audiência pública sobre a criação de Área de Proteção Ambiental (APA) do Bairro Pedregulho, ocorrida em fevereiro

Cumprindo o regulamento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e após primeira audiência pública sobre a criação de Área de Proteção Ambiental (APA) do Bairro Pedregulho ocorrida em fevereiro, uma nova audiência acontecerá no próximo dia 22 de maio, às 9 horas, no auditório do Paço Municipal de Itu.

A audiência é pública, por isso instituições e toda a comunidade estão convidadas a participar das discussões sobre a proposta de criação da APA Pedregulho, que está localizada na divisa com os municípios de Salto, Cabreúva, Indaiatuba e Itupeva, numa importante região de mananciais e remanescentes de Mata Atlântica.

A APA está alinhada ao Plano Diretor Municipal de Itu e é de extrema relevância por abrigar em seu território a bacia do Ribeirão Piraí, futuro abastecedor de água bruta para o município ituano. O fluxograma dos procedimentos para a criação desta unidade de conservação foi orientado pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

Os estudos realizados até agora e que culminaram na Minuta do Ante Projeto de Lei para criação desta APA já identificou e avaliou a demanda e estudos técnicos com caracterização biológica, meio físico e socioeconômico do local.

A APA Pedregulho ficou definida como de uso sustentável e todos os interessados em conhecer a Minuta do Ante Projeto de Lei e o mapa com a localização exata da APA podem acessar o site da Secretaria de Meio Ambiente de Itu através dos links http://www.itu.sp.gov.br/meioambiente/download/minutanteprojetodeLei_apa_pedregulho.pdf (minuta) e http://www.itu.sp.gov.br/painel/arquivos/files/apa_pirai.pdf (mapa).

Comentários