Sustentabilidade

Publicado: Quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

ONU declara 2011 o Ano Internacional das Florestas

Órgão pretende aproximar mais a população do tema.

A assembleia geral da Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que 2011 será oficialmente o Ano Internacional das Florestas. O objetivo do órgão é sensibilizar a população sobre a relevância da conservação das florestas no mundo em prol de uma vida sustentável. O tema geral da celebração será “Florestas para o Povo”.

Uma das principais metas da ONU é “promover ações que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de floresta do planeta, mostrando à população mundial que a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos, como a perda da biodiversidade e o agravamento das mudanças climáticas”.

Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), as florestas representam 31% da cobertura terrestre do planeta, servindo de abrigo para 300 milhões de pessoas de todo o mundo e, ainda, garantindo, de forma direta, a sobrevivência de 1,6 bilhões de seres humanos e 80% da biodiversidade terrestre.

Para saber a respeito dos eventos que serão realizados durante 2011 em homenagem ao Ano Internacional das Florestas, acesse o site oficial da iniciativa. No portal, é possível divulgar também as ações que cada um dos internautas pretendem promover durante o ano.

Comentários