Sustentabilidade

Publicado: Sexta-feira, 8 de abril de 2011

ONG João de Barro faz campanha de reciclagem do óleo de cozinha

Material já utilizado pode ser entregue na sede da entidade.

ONG João de Barro faz campanha de reciclagem do óleo de cozinha
Entidade mantém cartazes em murais para a conscientização dos alunos

A ONG ituana “João de Barro” está promovendo em Itu uma campanha de conscientização da reciclagem do óleo de cozinha. Para ajudar a evitar que esse material já usado seja descartado de maneira errada em pias ou lixos comuns, a entidade passa a receber as sobras da população e dá um destino correto a elas. A Organização já possui tambores plásticos para armazenar 10 mil litros de óleo usado e conta com a população para preenchê-los.

O óleo obtido na campanha é vendido a uma usina de reciclagem para produção de biodiesel, tinta, verniz, graxa, ração de animais e a renda obtida, revertida para a instituição, que mantém hoje 309 alunos.

Ao ser destinado à reciclagem, as sobras deste óleo jogadas indevidamente na pia deixam de causar alguns problemas como: a poluição do sistema aquático, a dificuldade no tratamento da água, o entupimento das redes de esgoto e a impermeabilização do solo nas margens dos rios.

“Com a divulgação deste projeto do óleo as pessoas vão se conscientizar. Isso vai gerar menos problemas ambientais no mundo e estaremos fazendo a nossa parte ajudando os outros a fazer a parte deles”, diz a estudante Ana Carolina do curso de artes marciais da Ong.

Como participar

os organizadores da campanha da ONG João de Barro avisam que toda população deve e pode participar. Para isto, basta armazenar as sobras de óleo de cozinha (não precisa coar), já em temperatura fria, em qualquer recipiente.

A entrega dos recipientes pode ser feita das 8 às 11 horas ou da 13h30 às 18 horas na Rua Jerônimo Gonçalves Meira, 61 – Vila Leis (próximo ao 50º Batalhão da Polícia Militar).

Para os comércios e empresas que se interessarem em fazer parte desta campanha, também podem se tornar um ponto de coleta. Para isso, é preciso que adquiram um galão de 25 litros na secretaria da ONG e, assim incentivem seus funcionários e amigos a participarem da coleta, contribuindo para que o projeto alcance novos horizontes e crie na população o hábito de reciclar.

Mais informações pelo telefone (11) 2429-5773 ou (11) 9899-4922 (vivo).

Comentários