Sustentabilidade

Publicado: Sexta-feira, 7 de junho de 2013

Mês do Meio Ambiente em Itu é celebrado com Dança Circular no Bosque

Evento incluiu um passeio monitorado pelo Bosque Geribello.

Crédito: A.I/Prefeitura de Itu Mês do Meio Ambiente em Itu é celebrado com Dança Circular no Bosque
Estiveram presentes 26 pessoas, incluindo a secretária do Meio Ambiente, Patricia Otero e a monitora ambiental Fernanda Gonçalves

Uma Roda de Dança Circular após um passeio pelo Bosque Alceu Geribello ocorreu no dia 06 de junho, comemorando o Mês do Meio Ambiente, em Itu. O evento integrou a programação oficial que a Prefeitura da Estância Turística de Itu, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, preparou para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Entre os 26 participantes de Itu e região, a atividade contou também com a presença da Secretária do Meio Ambiente Patricia Otero, e da monitora ambiental Fernanda Gonçalves, que levou o grupo para um passeio pelo Bosque, explicando sobre algumas espécies de árvores e plantas e contando detalhes da história deste patrimônio natural preservado em pleno Bairro Brasil.

Danças Circulares no Bosque Alceu Geribello

As Danças Circulares no Bosque Alceu Geribello iniciaram em março de 2012 e têm trazido grande significado aos participantes, por ser uma atividade que gera alegria, bem estar, conexão, paz e união. O grupo está aberto a iniciantes e iniciados, sem necessidade de experiência anterior. A atividade é gratuita e fruto de uma parceria com a Secretaria do Meio Ambiente. As rodas são focalizadas por Deborah Dubner, que desde 2009, tem levado as Danças Circulares para vários espaços de Itu e região, incluindo escolas, centros educacionais, parques, clínicas e eventos de educação, saúde e meio-ambiente.

Danças Circulares

O movimento intitulado Danças Circulares Sagradas nasceu com o coreógrafo alemão/polonês Bernhard Wosien quando, em 1976, visitou a Comunidade de Findhorn, no norte da Escócia e pôde ensinar, pela primeira vez, uma coletânea de Danças Folclóricas para os residentes. De Findhorn até os dias atuais é notável a expansão das Danças Circulares, que no início da década de 90, chegaram ao Brasil e se espalharam formando rodas em parques, escolas, universidades, hospitais, órgãos públicos, ongs, instituições e empresas dos mais variados segmentos. A atividade é recomendada para aliviar estresse e promove em poucos minutos de dança uma sensação de bem estar, alegria e relaxamento. Ao mesmo tempo em que pode ser vista apenas como uma atividade lúdica e de lazer, é também um exercício que traz profundidade e espiritualidade, gerando um sentimento de esperança e conexão.

Sobre a focalizadora

Deborah Dubner é psicóloga (PUC-SP) e Focalizadora com curso de Formação Básica em Focalização e Curso de Aprofundamento com Renata C. Lima Ramos (TRIOM-SP). É Especialista em Danças Circulares pela Unipaz Campinas. Já participou de dezenas de cursos com focalizadores internacionais e brasileiros. Atua como focalizadora de Danças Circulares desde 2009, nas áreas de educação, meio ambiente, saúde, cultura e promoção social com crianças, jovens e adultos. É criadora do portal www.dancacircular.com.br.

Bosque Alceu Geribello

O charmoso Bosque Alceu Geribello localiza-se no Bairro Brasil e é também um Centro de Educação Ambiental destinado a todas as pessoas que buscam espaços que privilegiam natureza, qualidade de vida e ações sócio-ambientais. O local é palco de várias atividades que envolvem cultura, educação, saúde e lazer. Inaugurado em 1964, tornou-se propriedade pública através de uma Lei Municipal e conta atualmente com uma pista para caminhada, biblioteca ambiental, serviço de Wi-Fi gratuito e mesas para piquenique, tudo rodeado de muito verde.

Serviço

Roda Semanal de Danças Circulares no Bosque
Focalizadora: Deborah Dubner
Data/Hora: todas as quintas-feiras, das 10h às 11h30
Local: Bosque Alceu Geribello - Rua Niterói, 133 - Bairro Brasil
Mais informações: (11) 4023-2711 (Secretaria do Meio Ambiente) ou pelo email [email protected]
Para participar não é necessário avisar antes, basta chegar no horário.
Atividade gratuita
Apoio: Secretaria do Meio Ambiente de Itu

Leia mais: www.rodavida.com.br

Comentários