Sustentabilidade

Publicado: Quinta-feira, 15 de março de 2012

Lixo.com.br: consciência socioambiental na série Web do Bem

O que você faz com o seu lixo? E o que pode fazer?

Crédito: site lixo.com.br Lixo.com.br: consciência socioambiental na série Web do Bem
O site tem sido, desde 1996, um espaço para troca de informações sobre práticas sustentáveis na área de resíduos sólidos no Brasil

Por Deborah Dubner

Mesmo que você ainda esteja com os olhos fechados e os ouvidos tampados para a enorme problemática do lixo no mundo, esta é uma questão que IMPORTA e que a cada dia traz novos desafios. Tudo pode ser resumido a uma simples frase: mudar atitudes! Na Europa existe um movimento chamado ZERO WASTE YOUTH, que no Brasil é liderado por um grupo de jovens que lutam por um mundo Lixo Zero, que significa não enviar nada para aterros ou incineradores, aplicando os 3R's, assumindo a sua responsabilidade e encaminhando corretamente os resíduos do seu consumo.

Mas.. de forma geral, o brasileiro ainda está longe dessa meta. Então resolvemos trazer esta semana para a série Web do Bem o site Lixo.com.br, criado pioneiramente em 1996 e que tem sido um espaço para a troca de informações sobre práticas sustentáveis na área de resíduos sólidos no Brasil e principalmente no Estado do Rio de Janeiro. A comunidade virtual que consulta o site discute a relação do homem com a produção e destinação do seu lixo. Este é um passo importante para a meta do "Lixo Zero". 

Consumo responsável

O lixo é um problema urgente, portanto, o objetivo do site é contribuir para a construção de políticas públicas na área que tenham como preocupação a educação ambiental, a conservação do meio ambiente, e a inclusão socioeconômica dos catadores de materiais recicláveis.

Os organizadores procuram desenvolver a temática sobre lixo e consumo responsável com enfoque social, econômico, ambiental e político, através do livre acesso às informações. O espaço é coordenado pelos consultores socioambientais Polita Gonçalves e Jorge Pinheiro.

Propósitos do Lixo.com.br

- Contribuir para a implantação da coleta seletiva solidária partindo do conhecimento do conceito do Círculo Perverso e Círculo Virtuoso da Reciclagem.
- Promover educação sócio-ambiental na comunidade.
- Garantir trabalho e geração de renda para os atores históricos da cadeia produtiva da reciclagem que são os Catadores de Materiais Recicláveis.
- Valorizar o espírito empreendedor dos Catadores.
- Destinar corretamente resíduos recicláveis.
- Reduzir as diferenças sociais.
- Economizar os recursos naturais.
- Diminuir a geração de resíduos na comunidade.
- Reduzir os problemas de saúde decorrentes do manejo incorreto do lixo.
- Alcançar a auto-sustentabilidade de projetos sociais.
- Propor a Gestão Participativa do Lixo.
- Valorizar a separação na fonte e a doação de materiais reaproveitáveis para grupos de Catadores organizados.

Conceitos

O Círculo Perverso e Círculo Virtuoso da Reciclagem é um conceito formulado para explicar o processo da cadeia produtiva da reciclagem: desde o consumidor até retornar ao consumidor novamente. O fluxo desta cadeia envolve 4 atores: o gerador(consumidor), o catador, o intermediário e a indústria. No círculo perverso - o que vivemos - os atores não contribuem para a excelência do sistema por ignorância, falta de recursos, irresponsabilidade ou oportunismo. A comparação dos dois círculos possibilita uma análise da situação e a configuração das mudanças necessárias para transformar o círculo perverso em círculo virtuoso.

Gestão participativa do Lixo parte de um conceito social de Gestão Participativa do Lixo construído sobre o trabalho original de equipes da UNESCO no Brasil. Dá destaque ao processo democrático de decisão e ação, em que todos os interessados no sistema de resíduos sólidos participam do diagnóstico, planejamento, elaboração, execução, avaliação e melhoria permanente dos processos de projetos comunitários. O desafio é encontrar um mecanismo de auto-organização e sustentabilidade através do apoio a empreendimentos autogestionários.

O que você vai encontrar no site

 - Notícias diversas sobre a temática do lixo
- Radiolixo – informações úteis para você aprender cada vez mais o que fazer com o seu lixo
- Rotas de reciclagem – um link para um site incrível onde você pode encontrar cooperativas, pontos de entrega voluntária e comércio para levar o seu lixo.
- Informações sobre os catadores de materiais recicláveis
- Orientações sobre Coleta Seletiva e Gestão de Resíduos
- Orientações sobre compostagem
- Legislação Sobre Gestão de Resíduos Sólidos e Limpeza Urbana (federal, estadual e municipal)
- Projetos de reciclagem
- Sugestão de vídeos sobre o tema
- Cursos
- Agenda socioambiental
- Links úteis
- Downloads

Precicle!

Como o site lixo.com.br orienta: “Você sabe o que é preciclar? É muito simples! É pensar antes de comprar. 40% do que nós compramos é lixo. São embalagens que, quase sempre, não nos servem para nada, que vão direto para o lixo aumentar os nossos restos imortais no planeta. Poderia ser diferente? Tudo sempre pode ser melhor.”

Então...Preciclando ou reciclando, há sempre algo a aprender e evoluir. Bom trabalho!
 

Leia mais: www.lixo.com.br

Comentários