Sustentabilidade

Publicado: Quarta-feira, 18 de maio de 2011

Doe seu lixo: nova dica da série Web do Bem

Conheça o projeto que conscientiza e transforma atitudes.

Crédito: doeseulixo.org.br Doe seu lixo: nova dica da série Web do Bem
O projeto visa promover a mudança de comportamento, incentivando a coleta seletiva para evitar problemas como enchentes, poluição e proliferação de doenças devido ao lixo espalhado pela cidade

Por Deborah Dubner

“O lixo, antes desvalorizado e considerado apenas como entulho, através do nosso trabalho, se transformou em recurso valioso.” (equipe Doe seu Lixo)

No século 21, questões relacionadas à preservação ambiental estão para além da urgência. Trata-se de um tema que deve fazer parte do cotidiano de todos nós, nas pequenas e grandes atitudes. A série Web do Bem traz um projeto que tem batalhado há muitos anos para trazer consciência e apontar caminhos de transformação que são importantes para toda a cadeira produtiva, beneficiando a todos nós, cidadãos: Doe seu Lixo!

Fundada em 03 de agosto de 2003, a Doe Seu Lixo é uma instituição atuante na área socioambiental e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida, ao proporcionar a redução dos impactos ambientais e gerar emprego e renda à população carente, através da coleta seletiva de resíduos sólidos, doados por empresas e residências.

Com a verba arrecadada através da venda dos resíduos recicláveis, o projeto remunera os cooperados que trabalham na triagem (separação e classificação) dos mesmos. Esses cooperados são associados à Socitex Cooperativa de Trabalho Misto, que é parceira da Doe seu Lixo, exercendo suas atividades no galpão da instituição.

Dessa forma, emprego são gerados, propiciando renda para pessoas vindas de diversas comunidades do Rio de Janeiro, que vivem na linha da pobreza e não possuem condições justas para ingressar no mercado de trabalho.

Empresas de grande expressão são atendidas por esse projeto. Entre elas: Banco Itaú, Shell, Ibis Hotel, Wall Mart, Shopping Iguatemi, Sheraton Hotéis, entre outras.

Programas criativos

Promover programas e projetos pautados no desenvolvimento sustentável, também faz parte do trabalho da instituição. Um exemplo foi o megaevento “Doe Seu Lixo por Música”, que colocou a cidade do Rio de Janeiro na lista do Ranking Brasil como a cidade que realizou o primeiro e único evento de música, cujo ingresso foi através da doação de lixo reciclável.

Com isso, o projeto busca conscientizar e mobilizar toda a sociedade para a sua responsabilidade em relação ao meio ambiente e promover a mudança de comportamento ao começar a praticar a coleta seletiva e evitar problemas como enchentes, poluição e proliferação de doenças devido ao lixo espalhado pela cidade.

Fique por dentro

Algumas dicas do que você encontrará neste portal para ficar por dentro e agir com consciência: Política Nacional de Resíduos Sólidos; informações sobre o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis; notícias sobre reciclagem, sustentabilidade, catadores e assuntos correlatos; informações úteis sobre coleta seletiva; informações para tornar-se um doador (pessoa física ou jurídica).

E como diz Isabel Fillardis, presidente do Doe Seu Lixo: “Não se esqueça, o que você joga fora pode reciclar a vida de muita gente.”

Canal Youtube: ParkourEntTM
Flash Mob sobre lixo e reciclagem

Leia mais: www.doeseulixo.org.br

Comentários