Sustentabilidade

Publicado: Terça-feira, 22 de abril de 2014

Campanha de combate a queimadas é iniciada em Itu

Diversas ações serão realizadas para diminuir os focos.

Campanha de combate a queimadas é iniciada em Itu
Entre abril e setembro, Itu vive um período de estiagem que pode causar muitas queimadas

A Prefeitura de Itu deu início na quarta-feira, dia 16 de abril, à sua campanha anual de prevenção e combate às queimadas, coordenada pelas Secretarias de Meio Ambiente, Segurança, Transito e Transportes e Agência Reguladora dos Serviços Delegados de Itu (AR).

A Campanha de combate a Queimadas de Itu também conta com as parcerias da Secretaria Municipal de Governo, de Obras e Serviços Viários, de Serviços Urbanos e Rurais (SEMSUR), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Cooperativa Agrícola, Sindicato Rural de Itu, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, além da atuação efetiva do Corpo de Bombeiros no combate a incêndios.

Estiagem

Durante o período de estiagem, com baixa umidade do ar, que acomete Itu entre os meses de abril até setembro, serão realizadas várias ações para reduzir e evitar focos de queimadas urbanas e florestais.

Palestras em escolas, empresas e outras instituições, distribuição de panfletos à população e acompanhamento diário da umidade relativa do ar são as principais atividades programadas.

A Secretaria de Meio Ambiente atua na conscientização da população com relação à prevenção de queimadas por meio do programa de educação ambiental e em parceria com a de Obras e Serviços Viários, fiscaliza e autua com aplicação de penalidades previstas caso ocorra incêndio criminoso.

A Proteção e Defesa Civil está fazendo parcerias, entre elas, com o Sindicato Rural de Itu, para divulgação de prevenção de riscos à saúde e queimadas, destacando-se aí, campanhas internas com funcionários para prevenção de queimadas e também sobre os cuidados da saúde com a baixa umidade do ar. Neste período, haverá também o controle diário dos índices de umidade do ar para os procedimentos adequados.

O Programa de Educação no Trânsito (PETRANS), em parceria com agentes de Saúde, irá realizar pedágios em vias de grande circulação de veículos para a distribuição de panfletos com dicas de prevenção e alerta sobre os riscos à saúde ocasionados pelas queimadas e pela baixa umidade relativa do ar.

Queimadas

O ar seco, os fortes ventos e a pouca chuva contribuem para o alastramento de focos de incêndios agravando as doenças e os prejuízos ao patrimônio e o meio ambiente.

As principais causas de queimadas são bitucas de cigarros lançadas em rodovias, queima de lixo, queima não controlada em pastos e canaviais, queima de mato, fogueiras e queda de balões.

Além de poder cair em matas ou em qualquer estabelecimento como postos de gasolina, depósitos de gás, hospitais, o balão pode até provocar a queda de uma aeronave. Soltar balão é crime ambiental, conforme a Lei Ambiental nº 9.605 de 1998, que prevê, entre outras punições, prisão em flagrante.

Um material educativo sobre a Campanha está disponível na Secretaria Municipal de Meio Ambiente no Paço Municipal de Itu (Avenida Itu 400 Anos, nº 111, no bairro Itu Novo Centro), por isso a sociedade pode ajudar.

Patricia Otero, secretária de Meio Ambiente, reforça a importância da colaboração dos ituanos nesta campanha. “Juntos poderemos evitar prejuízos a nossa saúde aumentar a proteção do meio ambiente. Todos podem contribuir para ações preventivas e de respostas rápidas em casos de emergências relacionadas aos problemas ocasionados pelas queimadas e baixa umidade relativa do ar”, explica.

Ao avistar fumaça ou focos de incêndio, contate imediatamente a Defesa Civil ligando para os números 199 ou 193. 

Comentários