Ano da Cidadania Dr. Ermelindo Maffei

Confira aqui o regulamento oficial do CONCURSO LITERÁRIO – “Dr. Ermelindo Maffei”

Entre os meses de dezembro de 2006 e fevereiro de 2007, através de iniciativa do MAHMI (Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu), que se juntou às entidades promotoras do Ano da Cidadania Dr. Ermelindo Maffei, dois graduandos do curso de História da PUCCAMP, Lucas Teles Ianni e Luís Fernando Del Rio, mergulharam na coleção do jornal Progresso, a fim de estudar a atuação do advogado ituano Dr. Ermelindo Maffei (1907-1993), um dos mais notáveis homens do século XX, nesta terra. Seus objetivos eram compreender a atuação do advogado em causas políticas ligadas ao bem comum, aos interesses da justiça e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos de seu tempo.

Maffei se tornou um ícone na defesa dos vencidos da História e hoje, no centenário de seu nascimento, merece o reconhecimento de seus conterrâneos que veneram sua atuação e precisam seguir seu exemplo.

Nesta publicação inicial estão artigos dos estudiosos, bem como a transcrição de alguns textos do próprio Maffei, que mostram sua atuação no meio social, inclusive a famosa Carta Aberta, escrita em uma das ocasiões em que houve regime de exceção no Brasil, quando ele foi injustamente preso. Foi conservada a ortografia original, para maior veracidade do texto.

                                                                 Luís Roberto de Francisco
                            Comissão Organizadora do Ano Dr. Ermelindo Maffei.

Veja também outros artigos de Ermelindo Maffei, disponíveis na coleção do Jornal Progresso – acervo MAHMI.