Cultura

Publicado: Sexta-feira, 19 de abril de 2013

ACADIL lança concurso literário sobre a Convenção de Itu

Inscrições acontecem até o dia 31 de maio.

Crédito: André Roedel - www.itu.com.br ACADIL lança concurso literário sobre a Convenção de Itu
Maria Angela Pimentel Mangeon Elias, presidente da ACADIL, lança oficialmente o concurso literário em homenagem à Convenção de Itu

Em comemoração aos 140 anos da Convenção de Itu, a Academia Ituana de Letras (ACADIL) lançou um concurso literário que vai premiar os melhores trabalhos sobre esse tema. A cerimônia de lançamento do concurso aconteceu durante a abertura da Semana da Convenção, que aconteceu entre os dias 18 e 25 de abril.

Podem participar do concurso estudantes do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e adultos (a partir de 20 anos de idade) que se interessam pelo tema proposto. As inscrições, que já podem ser feitas, se encerram no dia 31 de maio. Os trabalhos selecionados serão divulgados na primeira quinzena de agosto.

Cada texto deve ter no mínimo uma e no máximo duas laudas, ser inédito, digitado em papel A4, fonte em tamanho 12, espaçamento 1,5, em duas vias, contendo apenas o título, a categoria e o pseudônimo e colocado em envelope tamanho A4, juntamente com uma cópia gravada em CD.

A ACADIL pede que não seja colocado o nome verdadeiro para garantir imparcialidade na avaliação. Dentro do envelope maior, contendo o texto concorrente, deverá ser colocado um envelope menor, lacrado, contendo o nome completo do concorrente, idade, endereço completo, telefone, e-mail (opcional) e assinatura.

Os textos inscritos deverão ser entregues até o dia 31 de maio de 2013 para a Editora Ottoni, que fica na Rua Garcia Moreno, nº 55, no Centro de Itu. Os participantes também podem enviar via Sedex ou Carta Registrada (postados até a mesma data).

A ACADIL designará uma comissão que se encarregará da análise dos trabalhos apresentados, à qual é reservado o direito de excluir qualquer texto que julgar não condizente com os objetivos do concurso.

De cada categoria, serão selecionados três trabalhos, para a classificação do primeiro e segundo colocados e Honra ao Mérito, respectivamente. Os autores dos textos classificados deverão assinar declaração expressa de que a obra é cedida gratuitamente, bem como os direitos a ela vinculados, não possuindo, a mesma, nenhum impedimento no sentido de publicação ou divulgação.

A premiação acontece em solenidade que será realizada pela ACADIL e pelo Museu Republicano, no Centro de Estudos do Museu Republicano da Universidade de São Paulo, no dia 17 de agosto, às 10 horas, os autores dos textos classificados receberão prêmios. 

Comentários