Economia & Negócios

Publicado: Quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Wikipedia: o quebra-cabeça do conhecimento mundial

Web do Bem fala sobre a enciclopédia livre mais famosa da web

Wikipedia: o quebra-cabeça do conhecimento mundial
Jimmy Wales é o fundador da Wikipedia

Por Renan Pereira

Já pensou em reunir todo o conhecimento gerado pela humanidade e agrupá-lo em um arquivo online, que possa ser acessado por bilhões de pessoas em qualquer canto do mundo? Pois bem, essa é a meta da encliclopédia livre mais conhecida do mundo, a Wikipedia – sétimo projeto abordado na série Web do Bem. A grande sacada do coordenador dessa comunidade virtual, o empresário estadunidense Jimmy Wales, é que o Wikipedia funciona, literalmente, de forma colaborativa: qualquer um pode contribuir com as publicações de texto que circulam por lá.

Breve histórico

Se fôssemos entrar a fundo na história do projeto seria mais viável que lançassemos um livro contando tudo o que rolou nos 10 anos de estrada. Assunto é o que não falta. Sendo assim, proponho-me aqui a discorrer rapidamente sobre algumas passagens que marcaram o trajeto desse gigante do mundo online. A Wikipedia foi fundada no dia 15 de janeiro de 2001, como um complemento ao seu similar, o Nupedia (projeto voltado a especialistas, que acabou se extinguindo com o passar dos anos). O tempo foi passando e a ferramenta foi ganhando seguidores no mundo todo. Logo veio o grande boom: milhões de artigos completos e páginas difundidas mundialmente por meio de centenas de milhares de colaboradores.

O conceito de reunir todo o conhecimento do mundo em um único local, no entanto, é mais antigo do que parece: desde os tempos da Biblioteca de Alexandria questiona-se esta possibilidade. De acordo com especialistas, a Nupedia tinha um processo elaborado de múltiplos passos de revisão e requeria contribuintes altamente qualificados. A criação de artigos era extremamente lenta até 2000, o primeiro ano em que este projeto se tornou online, a despeito de ter uma lista de editores interessados e um redator-chefe em tempo integral, chamado Larry Sanger.

Durante o primeiro ano da Nupedia, Wales discutia com parceiros de equipe vários modos de implementar a ferramenta com maior liberdade, um projeto complementar. O conceito de “wiki” seria integrado somente mais tarde e a grande sacada do empresário, além de reunir multidões de pessoas em busca de uma mesma ideologia, foi montar um site que não trabalhasse com conteúdos publicitários (anúncios) – fato que dava ainda mais confiança aos usuários do mesmo. Depois de muita discussões entre os envolvidos na empreitada chegou-se à conclusão de que, sim, o processo de inclusão do projeto se tornaria colaborativo. Nascia a Wikipedia... 

Benefícios a estudantes e profissionais

Deu certo. Mesmo após ter passado por algumas fases negativas o Wikipedia sobrevive até hoje e, queira você ou não, é usado por estudantes e profissionais das mais variadas áreas do mercado. “Antes de ingressar na universidade eu usava bastante o portal para encontrar informações instantâneas. Mesmo hoje, formado, eu continuo frequentando o espaço para o uso de pesquisas imediatas”, destaca o jornalista sorocabano, Valdinei Queiroz.

Entre os jovens do ensino fundamental o uso da Wikipedia é quase unânime. “Mesmo para trabalhos da escola ou para encontrar informações pessoais sempre uso a enciclopédia. Nos estudos, para mim já se tornou uma ferramenta do dia-a-dia, assim como livros e apostilas”, conta a estudante Fernanda de Cássia.

“Apesar de não ser válido como citação em pesquisas acadêmicas, eu e os meus amigos sempre usamos a enciclopédia para checar os dados ou mesmo entender dados históricos – já que a ferramenta prioriza uma linguagem bem coloquial”, conta a estudante de administração Daniela Farias.

Momentos de tensão

Nem só de flores vive a maior enciclopédia virtual do mundo. Artigos contendo erros e até mesmo informações inverossímeis já fizeram com que muitas pessoas/empresas protestassem contra o projeto. Muitos artigos recentes também mostram que algumas instituições se recusam a dar apoio à Wikipedia. De qualquer forma, basear uma previsão em vontades de instituições pode não ser tão válido, considerando que não há meios de encerrar um site utilizado por uma porcentagem significativa de internautas.

Os editores e usuários da Wikipedia são muitos e, considerando a gratuidade, o número de artigos e pessoas adicionando conhecimento tende a aumentar cada vez mais. Evidentemente, o criador da ferramenta deve ter notado que cada vez surgem mais complicações e que manter um portal de tamanha grandeza torna-se cada vez mais difícil. Contando com milhões de artigos, parece que a Wikipedia tornou-se um fantasma para a equipe que administra e modera as informações.

Wikipedia veio para ficar?

Como o projeto não utiliza verbas de "anunciantes", volta e meia ouve-se falar que uma possível “crise” assolaria os seus idealizadores. No início desse ano, o próprio Jimmy Wales expôs um anúncio na primeira página do portal onde solicitava ajuda financeira. Em poucos dias, no entanto, o próprio voltou a escrever uma mensagem em que explicava que haviam arrecadado “muito mais do que o esperado”.

Independente da sua opinião sobre o Wikipedia não há como negar que se trata de um dos maiores e mais ousados projetos já criado no mundo online - e por isso integra a lista da nossa já cultuada série Web do Bem. Afinal, ele é a favor da cultura, da liberdade e do jornalismo colaborativo. Agora, resta-nos saber apenas se ele realmente veio para ficar.

Comentários