Cultura

Publicado: Quinta-feira, 10 de março de 2011

Web do bem: milhares de obras ao alcance de um click

Conheça o portal dominiopublico.gov.br.

Crédito: site dominiopublico.gov.br Web do bem: milhares de obras ao alcance de um click
O portal permite pesquisar as obras por tipo de mídia (som, imagem, texto e vídeo) e ainda escolher pelo autor, categoria, titulo da obra e idioma

Por Deborah Dubner

"Uma biblioteca digital é onde o passado encontra o presente e cria o futuro." (Dr. Avul Pakir Jainulabdeen Abdul Kalam - Presidente da Índia 2003)

Houve um tempo em que os livros eram preciosidades raras, cuidadosamente armazenadas em templos chamados de bibliotecas. Isso ainda existe. Mas os tempos mudaram. Atualmente, o conhecimento está mais aberto e disponível. Muitos livros e textos estão à disposição não apenas nas escolas ou bibliotecas públicas. Eles estão na internet! Será que todos sabem que grandes clássicos brasileiros estão ao alcance de um click?

A série Web do Bem traz esta semana o portal dominiopublico.gov.br, que oferece de forma livre e gratuita o acesso a milhares de obras literárias, artísticas e científicas na forma de textos, sons, imagens e vídeos, que se encontram em status de domínio público ou com divulgação devidamente autorizada.

Lançado em 2004 com um acervo inicial de 500 obras, o portal coloca à disposição uma biblioteca virtual que já é referência para professores, alunos, pesquisadores e população em geral. Sob a responsabilidade do Ministério da Educação, o projeto visa preservar e divulgar o patrimônio cultural, contribuindo para o desenvolvimento da educação e da cultura e estimulando a consciência social e cidadania.

Pesquisa

No portal é possível pesquisar as obras por tipo de mídia (som, imagem, texto e vídeo) e ainda escolher pelo autor, categoria, titulo da obra e idioma.

Direitos autorais

O portal também convida a uma ampla discussão sobre as legislações relacionadas aos direitos autorais - de modo que a preservação de certos direitos incentive outros usos e haja uma adequação aos novos paradigmas de mudança tecnológica, da produção e do uso de conhecimentos.

Obras preciosas

Encontre obras preciosas de Fernando Pessoa, Machado de Assis, músicas eruditas e hinos, vídeos de Paulo Freire e muito mais! Só para dar o gostinho, eis algumas das inúmeras opções da literatura que você pode ter acesso: “A Divina Comédia” de Dante Alighieri; “Romeu e Julieta” de William Shakespeare; “A Carta” de Pero Vaz de Caminha; “A Esfinge sem segredo” de Oscar Wilde; “Arte Poética” de Aristóteles; “Metamorfose” de Franz Kafka; “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente; “A Dama das Camélias” de Alexandre Dumas Filho; “A volta ao mundo em 80 dias” de Júlio Verne; “Dom Quixote” de Miguel de Cervantes; “Quincas Borba” de Machado de Assis; “Schopenhauer” de Thomas Mann. E ainda, um catálogo de Autores Brasileiros com a Obra em Domínio Público, da Fundação Biblioteca Nacional e muito mais!

Boa viagem!

Leia mais: www.dominiopublico.gov.br

Comentários