Educação

Publicado: Terça-feira, 26 de maio de 2009

O Vestibular Unificado veio para ajudar?

Vestibulando, saiba como vai ficar a sua vida agora!

Crédito: www.institutomauriciodenassau.com.br O Vestibular Unificado veio para ajudar?
As normas do Novo Vestibular foram motivo de vários protestos
Por Guilherme Martins
 
Período de vestibular. Sinônimo de horas dedicadas aos estudos, escolha de faculdades, várias e estressantes provas de processo seletivo. As pessoas que possuem ensino superior estão acostumadas com essa rotina, mas esse quadro pode mudar: o Ministério da Educação (MEC) anunciou a substituição dos vestibulares nas universidades federais por um Vestibular Unificado que será aplicado através de um “Novo Enem”.
 
Agora o Exame Nacional do Ensino Médio será uma prova mais longa e com questões do dia a dia. Veja quais as diferenças entre o antigo e o novo Enem! O objetivo é testar o que o aluno entendeu e não o que ele decorou, valorizando a compreensão.
 
“É evidente que têm de se que decorar várias coisas, mas o cerne do assunto tem que ser entendido, exemplo: temos que saber o nome de uma capital de um Estado brasileiro, mas o mais importante é saber o que significa ser uma Capital”, argumenta o proprietário do Colégio Almeida Júnior, Claudio Pascale.
 
Para Pascale, esse novo método tem tudo para descomplicar a situação dos estudantes. “A parte mais interessante da mudança refere-se ao fato de que o aluno poderá, através de um único exame, concorrer a várias universidades, acabando com o sufoco de fazer vários exames em um curto espaço de tempo”, comenta.
 
Já a diretora do Colégio Integral, Elisete Prado, defende o novo vestibular como uma forma de aprimoramento do currículo dos estudantes. “As mudanças quanto a utilização do Enem como forma de entrada nas universidades federais reforça a intenção do MEC na reformulação dos currículos do ensino médio, que deverão ser, cada vez mais, voltados para a solução de problemas e a democratização do acesso a todas as universidades”.
 
A Coordenadora do Ensino Médio do Colégio Integrado Monteiro Lobato, Tereza de Fátima Scavacini, também aprova essa mudança, pois ela “estimula a construção interativa do conhecimento, favorecendo a investigação, reflexão e criatividade, colocando o estudante diante de situações-problema em que são incentivados a pensar e aplicar os conceitos aprendidos”.
 
De acordo com a Rosana Micai, Coordenadora do Colégio Sistema Etapa, as alterações sofridas pela estrutura de avaliação do ENEM visam torná-lo mais competitivo e abrangente, visto que será um veículo de seleção nacional. Portanto, acredita-se numa evolução.
 
O diretor geral do Anglo de Itu, Fábio Augusto de Oliveira e Silva, afirma que facilitará a vida do aluno que não precisará enfrentar uma grande maratona de provas. “Também abrirá novas opções aos vestibulandos já que o aluno, de acordo com sua nota, poderá verificar quais escolas o aceitariam e em quais cursos”. (com funciona nos EUA).
 
Já a direção do Colégio Divino informou que é necessária a intensificação das informações e orientações sobre as mudanças ocorridas e dos treinos para os alunos se familiarizarem com o que estarão tendo contato.
 
Pensando nisso, para que o aluno possa entender as mudanças e se preparar, o Ministério da Educação promete divulgar nos próximos dias um modelo da prova do novo Enem. Tire aqui as suas dúvidas sobre a prova!
 
E os alunos?
 
O ministro da educação, Fernando Haddad, afirma que a intenção com a prova é facilitar a vida do aluno. “É uma prova que favorece a capacidade de raciocínio do aluno, justamente para evitar aqueles constrangimentos comuns em vestibulares de a pessoa esquecer uma fórmula ou coisa parecida, e ser prejudicada por isso. A ideia é facilitar a vida do estudante e não complicar”, defende.
 
Mas será que os alunos concordam com isso? A aluna Bruna Luiza, que cursa o último ano do ensino médio, fez um simulado da nova prova e desaprovou. “Antes não tinha tantas questões, então você tinha mais tempo pra responder. Agora, como as faculdades vão considerar o ENEM, a prova está exigindo mais, com menor tempo para fazer”, reclama.
 
A prova, que antes era aplicada em um dia, agora será realizada em dois, sendo que em cada um deles, o aluno tem que fazer cerca de cem questões, mais a redação. Ela conta que no primeiro dia, duas provas de cinquenta questões foram aplicadas das 13 às 18 horas (tempo de duas horas e meia por prova). Já no segundo, é aplicada uma prova de cinquenta questões, mais a redação, das 8 às 12 horas, seguida de outra prova de cinquenta questões, das 14 às 16h30. “Fica muito cansativo para o aluno assimilar tudo”, desabafa Bruna Luiza, que acertou 104, das 200 questões.
 
Ela acha injusto o vestibular unificado porque, embora você possa participar de quantas faculdades quiser com apenas uma prova, alega que aumenta a concorrência. “Agora, todos que quiserem ingressar na faculdade terão que fazê-la”.
 
A Prova
 
A prova do novo Enem será aplicada em outubro em 1,6 mil municípios do país e será dividida em quatro áreas. Em matemática, serão exigidos conhecimentos numéricos, geométricos e estatística. Em ciências humanas, o estudante terá que saber história, questões ambientais e leitura de mapas. Em ciências da natureza, conhecimentos de f&iacut
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