Educação

Publicado: Sexta-feira, 27 de abril de 2012

O que a Educação tem a ver com você?

Uma reportagem especial pelo Dia da Educação - 28 de abril.

Crédito: Banco de Imagens O que a Educação tem a ver com você?
Qual o papel da escola atualmente?

por Deborah Dubner

O Dia da Educação é ainda pouco lembrado pela população, até mesmo por educadores. A falta de conhecimento da data reflete o lugar que este tema ocupa na vida de nosso país. No entanto, a educação é um tema tão primordial e amplo, que se insere em praticamente todas as áreas de nossa vida: saúde, esporte, meio ambiente, cultura, negócios e relacionamento humano. Na verdade, tudo passa pela educação. Os maiores problemas que o Brasil vem enfrentando relacionam-se de alguma forma com a Educação.

Questões como violência, falta de cidadania, desequilíbrio sócioeconômico, exclusão social e digital, pobreza, desemprego, degradação do meio ambiente entre outros temas polêmicos, poderiam ser minimizados se fossem tratados na sua origem. E origem é, antes de tudo, uma questão de educação. Afinal, o que é Educação? Onde e como aprendemos? Quem são os educadores? Qual o papel da escola atualmente? Como os pais estão enfrentando a educação de seus filhos no mundo globalizado e digitalizado? Os professores estão preparados? Os dirigentes estão preparados?

Para nos ajudar a entender melhor essa problemática, entrevistamos o coordenador do projeto Criança e Consumo do Instituto Alana, Carlos André Migliorini. A organização é uma ong que desenvolve atividades educacionais, culturais e de fomento à articulação social. Carlos, que é também Mestre em Educação, nos mostra sua visão sobre as prioridades da educação brasileira, desafios e dificuldades.

Essas são algumas das questões que trazemos nesta reportagem, além da indicação de mais de 30 sites relacionados ao tema, como ponto de partida para refletir, discutir e principalmente... Mudar hábitos arraigados.

Educação no Brasil


Sabemos que o Brasil está atrás de muitos países no que se refere à Educação. No dia 24 de abril de 2007, foi lançado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministro da Educação, Fernando Haddad, o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), chamado PAC da Educação.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Governo Federal, a situação atual do ensino é dramática. Os dados e metas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), indicador criado para orientar o direcionamento de verbas da educação, mostram que a maioria das cidades tira menos de 5.
  
Educação em Itu

Em homenagem ao Dia da Educação, perguntamos para vários profissionais de Itu como eles veem este tema.
Responderam às perguntas professores, diretores de escolas, educadores ambientais e jornalistas. O que estes profissionais consideram ser o mais importante na educação brasileira? O que percebem como os maiores desafios e oportunidades? Afinal, o que é educar?

Em cada opinião, mais uma peça do quebra-cabeças é colocada. Em cada experiência, mais nitidez na fotografia da educação. Através de seus olhos experientes, podemos visualizar as dificuldades existentes, complementando o nosso repertório sobre a arte de educar. E ao mesmo tempo, ter uma visão de como os profissionais de Itu enxergam a educação brasileira, no contexto em que estão inseridos.

Esta reportagem tem a pretenção de suscitar dúvidas, questionamentos, conversas e mudanças que contribuam para a melhoria do ambiente que nos cerca. Não se pode falar de educação sem ação. As teorias guardadas na gavetas não transformam. O que realmente transforma é o forte desejo da mudança, a coragem para não desistir apesar das dificuldades e o idealismo acordado. E tudo começa a partir da educação.


Leia também:

>> A Escola que aprende, por Alan Dubner

>> Somos todos Educadores, por Deborah Dubner

>> A escola que deforma, por Marcos Nunes

>> Blogagem Coletiva, por Cybele Meyer

>> Conversando com Rubem Alves, por Deborah Dubner

>> Que escola você quer para o seu filho? por Deborah Dubner

>> Escolas de Itu por Deborah Dubner

>> Conversando com José Pacheco por Deborah Dubner

>> Conversando com Péo por Deborah Dubner

Comentários