Cotidiano

Publicado: Domingo, 20 de dezembro de 2009

O ano acabou e os buracos continuam em Itu

Relatos sobre o estado de conservação das ruas de Itu.

Crédito: Camila Bertolazzi / www.itu.com.br O ano acabou e os buracos continuam em Itu
Além dos buracos, nossas ruas estão cheias de rachaduras e remendos
Um novo ano começou e os buracos continuam no nosso caminho... Mesmo depois da reportagem “Pelas ruas e buracos de Itu” publicada em outubro de 2009, no Itu.com.br, e que nos rendeu uma enquete com mais de 500 participantes em uma semana, além de muitas críticas e opiniões, as reais providências ainda não foram tomadas. Buracos estão sendo fechados, mas várias outros estão se abrindo. Parece que 2010, em Itu, continuará no buraco...


Por Camila Bertolazzi
 
O trânsito exige muita cautela. Geralmente os cuidados precisam ser ainda maiores nas grandes metrópoles. Itu é uma exceção. Com menos de 70 mil motoristas habilitados – segundo dados da Ciretran de Itu – a atenção precisa ser redobrada devido aos buracos que estão por toda a parte.
 
“Dirigir pelas ruas do Jardim Paraíso II [bairro próximo ao Plaza Shopping Itu] exige concentração e perícia, pois ao desviar de um buraco é difícil não cair em outro. Ali me sinto como se estivesse no fim do mundo civilizado”, desabafa a socióloga Inês Trost.
 
As reclamações não param por ai. O diretor da Cybermind Comunicação Interativa, Alan Dubner, conta uma situação que viveu. “Eu estava voltando do Rotary na quarta-feira (07/10) quando tive a terrível experiência de cair num enorme buraco na rua Dr. Silva Castro. Inacreditavelmente o mesmo buraco estava lá na terça-feira (13/10)!”
 
O péssimo estado de conservação do nosso asfalto não é um problema recente. Esse cenário, além de dificultar o trânsito, também reflete o quanto estamos omissos em relação ao chão em que pisamos. Então, com uma câmera na mão e movida por uma profunda indignação, sai às ruas para documentar essa situação caótica. Vocês podem conferir abaixo o resultado dessa empreitada.



O próximo passo
 
Dessa vez movida pelo instinto jornalístico, e guiada por uma das premissas da profissão - que exige que sejam apurados os dois lados do problema -, eu procurei os responsáveis na prefeitura de Itu. Depois de recorrer ao prefeito Herculano Junior e ao secretário de Serviços Urbanos e Rurais, Luiz Valeriane, fui atendida pelo vice-prefeito Josimar Ribeiro, o único que não estava com a agenda lotada.
 
Nessa entrevista exclusiva algumas explicações foram dadas. A mais surpreendente – na minha opinião – é que diariamente uma equipe de profissionais da prefeitura trabalha na manutenção de ruas e avenidas esburacadas. “Esse é um trabalho constante. Seguimos um cronograma diário de cada bairro. Há exceções quando chove ou quando a usina que fornece o material não trabalha”, explica o vice-prefeito.
 
Josimar também nos conta que os buracos não são apenas de responsabilidade da prefeitura, mas que muitos deles são causados pela equipe da Águas de Itu. “A empresa abre buracos no meio da rua, mas passa uma, duas semanas e eles não recebem o acabamento asfáltico necessário”.

Independente do porque o buraco está no meio da rua, o vice-prefeito orienta para o cidadão comunique o fato através do 199, do 156 (Guarda Municipal) ou do (11) 4023-1998.
 
 
Muitos argumentos e explicações foram dados, mas os buracos permanecem nos nossos caminhos. O sacolejar do carro continua e é impossível se concentrar em qualquer coisa que não seja o incômodo de ficar se chacoalhando dentro do veículo. Esperamos que as providências realmente sejam tomadas e as soluções não sejam apenas apontadas, mas colocadas em prática.
Comentários