Cultura

Publicado: Terça-feira, 20 de julho de 2010

"Amigo é coisa pra se guardar..."

Aproveite esse dia especial para revelar seus sentimentos!

Crédito: Arquivo Pessoal "Amigo é coisa pra se guardar..."
Quem tem um amigo ou traz no peito esse sentimento nobre

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Por Camila Bertolazzi

Em 20 de julho comemora-se o Dia do Amigo. Nessa data tão especial nós convidamos alguns amigos para falar sobre seus melhores amigos.
 Confira depoimentos emocionantes!

Amigo
- Que é ligado a outro por laços de amizade. Em que há amizade.
Amizade - Sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou atração sexual. (Dicionário Aurélio)

Quem tem um amigo ou traz no peito esse sentimento nobre, sabe que a amizade vai muito além da definição de um dicionário. Amigos são importantes na vida de qualquer pessoa. São eles que riem conosco na alegria e nos consolam na tristeza. Elogiam nossos acertos e não têm medo de criticar nossos erros. São pessoas a quem queremos muito bem e com as quais esperamos dividir muitos momentos na vida.
 
Como diz o cantor Milton Nascimento, “Amigo é coisa pra se guardar/ do lado esquerdo do peito/ dentro do coração/ Assim falava a canção/ que na América ouvi"

 

A internauta Fernanda Guimarães publicou no Recanto das Letras uma frase que para muitos define o verdadeiro sentido de uma bela amizade. “Ser amigo é acompanhar a composição do álbum da vida do outro, quando nos fotografamos e somos fotografados em momentos coloridos e em preto e branco. É fazer parte da lente do outro, sem ofuscar o foco de si mesmo e daquele, a quem chamamos de amigo. É, se preciso for, sinalizar os melhores ângulos da vida, quando o outro já não se permite fotografar em novos cenários.

Amigos Virtuais
 
Amizade virtual. Com o avanço da Internet como meio de comunicação, surgiu essa nova forma de se fazer amigos. Amizade por correspondência, e sua versão século XXI, a amizade virtual, são relacionamentos entre pessoas que se comunicam por carta ou internet, e desenvolvem entre si sentimentos idênticos ao de uma amizade tradicional, sem de fato terem se conhecido pessoalmente; ou quando muito, se encontraram poucas vezes.
 
As óbvias diferenças são as barreiras que a distância impõe, mas que são facilmente superadas pelo verdadeiro valor do sentimento mútuo. Segundo William Shakespeare, "depois de algum tempo você aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias, e o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida”.
 
Este novo método, considerado “frio” por alguns, também pode despertar sentimentos e emoções bem reais aos adeptos. É o caso da estudante Marília Monteiro que conta que, além de fazer novas amizades, também teve a chance de conhecer regiões diferentes. “Interessante é que você tem a oportunidade de conhecer pensamentos e culturas de vários lugares. Eu, particularmente adoro o pessoal do sul, tanto que meus dois ‘melhores amigos’ da Internet são, um do Rio Grande do Sul e outro do Paraná”, conta.

Leia a poesia AMIGO VIRTUAL!
Comentários