Notícias

Sexta-feira, 26 de julho de 2013

Mitra de brinquedo vira mania

Internet
Foto
O espírito é de brincadeira e de união com o Papa Francisco.

SALATHIEL DE SOUZA, DO RIO DE JANEIRO

Que a JMJ estimula o comércio, não é novidade. Em vários pontos do Rio de Janeiro facilmente podem ser encontrados produtos oficiais à venda. São bonés e camisetas, crucifixos e bijuterias, lembrancinhas de todos os tipos. Seja em lojas, supermercados ou nas barracas dos camelôs, destacam-se o logotipo do evento e a figura do Papa Francisco.

Na Feira Vocacional, realizada na Quinta da Boa Vista, um novo produto apareceu recentemente. Trata-se de uma mitra de papelão. Surgida no século 10, a mitra é uma espécie de chapéu ou cobertura usada por bispos, arcebispos, cardeais e pelo Papa. Além dos católicos, os anglicanos e os ortodoxos também a utilizam como símbolo.

A mitra de mentirinha é até bonita: tem a imagem do Cristo Redentor, a bandeira do Brasil e o escrito RIO 2013. Não possui o logotipo da JMJ, o que indica ser fruto da criatividade de alguém e não um produto oficial do evento. Vendido por 2 reais a unidade ou três unidades a 5 reais, a mitrinha caiu no gosto dos jovens.

O espírito é de brincadeira e quem compra não vê desrespeito no gesto. Trata-se de uma forma de estar em sintonia com a Igreja e com o Papa Francisco, que logicamente também usa a mitra.