Notícias

Domingo, 28 de julho de 2013

Missa de envio: Ir, sem medo de servir

Internet
Foto
Precisamos ir, sem medo, para servir. Assim repaginaremos o mundo através do amor.

SALATHIEL DE SOUZA, DO RIO DE JANEIRO

A programação espiritual da JMJ 2013 cumpriu, do ponto de vista da espiritualidade, o que era sua intenção inicial. Desde a Via Sacra na sexta-feira até a missa de envio no domingo, foi intensa a participação dos fiéis. Reunidos na praia de Copacabana, cerca de 3 milhões de pessoas uniram-se com o Papa Francisco em orações e reflexões.

No fim das contas, foi até melhor o cancelamento das atividades em Guaratiba. Como disse depois o Santo Padre, o Campus Fidei é o coração de cada um. O Campo da Fé será construído em nossas vidas, conforme vivermos os valores cristãos em nosso cotidiano.

Foi emocionante perceber o sentido de unidade dos católicos com o seu Papa. Não houve bagunça, nem baderna. Os jovens comportaram-se como verdadeiros discípulos. Jamais Copacabana será tomada novamente por um silêncio orante igual ao dos jovens rezando interiormente em vários momentos. Até as ondas louvaram a Deus em oração.

O grande desafio dos participantes da JMJ começa amanhã. É a partir daí que todos deveremos colocar em prática tudo o que ouvimos do Papa Francisco. Que não sejamos jovens vendo a vida passar pela janela. Que não tenhamos medo de colocar os nossos dons a serviço dos pobres. Que não deixemos de nos empenhar na luta por mais justiça social. E, principalmente, que sigamos o exemplo de Jesus Cristo, aquele que deu a própria vida para defender a vida dos outros, nos livrando do pecado e da morte definitiva.

A juventude peregrina já tem dois próximos compromissos com o Santo Padre. O primeiro em 2016, na próxima JMJ, que será realizada na cidade de Cracóvia, na Polônia. Como sabemos, é a terra natal de outro papa muito santo e ligadíssimo à juventude: o beato Papa João Paulo II.

O outro compromisso é em 2017, novamente na cidade de Aparecida (SP), quando o Papa Francisco já prometeu participar das comemorações dos 300 anos da devoção à Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida.

A Igreja Católica respira novos ares após a JMJ. Rezamos ao Espírito Santo que sopre renovação em todas as partes e no coração de cada fiel. O Papa Francisco tem muito a falar, muito trabalho a fazer e muitos testemunhos a nos oferecer.

O que a Igreja nos pede neste primeiro momento é que possamos atender ao chamado feito na voz do Papa: “Ide, sem medo, para servir”. Temos que ir. Não precisamos ter medo. Devemos servir. Jesus Cristo e a Mãe Igreja contam com nossas ações e com a nossa coragem para derrubar as barreiras do egoísmo, da intolerância e do ódio, construindo assim um mundo repaginado pelo amor.