Notícias

Terça-feira, 23 de julho de 2013

Grande esquema de confissões na JMJ

Salathiel de Souza
Foto
Sacerdote escuta confissão de jovem peregrino.

SALATHIEL DE SOUZA, DO RIO DE JANEIRO

 

Uma das práticas que caracteriza o fiel católico é a confissão dos pecados. De acordo com a doutrina católica, o Sacramento da Reconciliação tem o poder de apagar os erros cometidos, desde que o fiel esteja realmente arrependido de cometê-los. Assim sendo o sacerdote concede o perdão que vem da misericórdia divina, sendo o padre então um representante do próprio Jesus Cristo nesse ato.

Na Feira Vocacional, um espaço foi reservado para atender as confissões dos milhares de jovens presentes à JMJ 2013. Estruturas provisórias de alvenaria foram dispostas numa pequena praça. Nelas, o padre sentado escuta a confissão do fiel ajoelhado. Tal postura denota humildade diante de Deus.

Cada confessionário está devidamente marcado com o idioma falado pelo sacerdote. No primeiro dia da Feira Vocacional, foi constante a procura por confissões. No total cerca de 50 sacerdotes passaram horas e horas acolhendo a juventude para ouvi-la e aconselhá-la, indicando sempre qual o melhor caminho para perseverar diante dos desafios do mundo atual.