Notícias

Quinta-feira, 25 de julho de 2013

Feira de São Cristóvão na JMJ

Salathiel de Souza
Foto
Na feira há muitas lojas, danças e comidas típicas do Nordeste.

SALATHIEL DE SOUZA, DO RIO DE JANEIRO

 

No dia 25 de julho a Igreja Católica celebra a festa em honra de São Cristóvão, o padroeiro dos condutores de veículos. Em todo o Brasil, a tradição é que neste dia os motoristas participem de procissões motorizadas em ação de graças ao santo.

No Rio de Janeiro foi intensa a presença de fiéis na Igreja de São Cristóvão, localizada no bairro do mesmo nome. E perto dali está também um outro cartão postal muito conhecido: a Feira de São Cristóvão.

A Feira dos Nordestinos surgiu por volta de 1945, com a chegada de retirantes do nordeste que chegavam à Cidade Maravilhosa para trabalhar na construção civil. O encontro constante na feira, com muita festa e comidas típicas, deu origem ao Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas.

O reduto recebe cerca de 300 mil visitantes por mês, a maior nos finais de semana. No local há lojas, restaurantes e dois grandes palcos onde grupos de forró se apresentam, com espaço também para o teatro, os repentistas e a literatura de cordel.

Na Feira de São Cristóvão foram realizadas algumas das atividades programadas no Festival da Juventude da JMJ. Entre as atrações, bandas católicas de vários países e apresentações teatrais. Além disso, os jovens puderam conferir uma exposição de objetos pessoais de Luiz Gonzaga e uma exposição de pipas artesanais.