Notícias

Terça-feira, 23 de julho de 2013

Carmelitas na Feira Vocacional

Salathiel de Souza
Foto
Carmelitas divulgaram a devoção a N.Sra. do Carmo através do escapulário.

SALATHIEL DE SOUZA, DO RIO DE JANEIRO

 

Entre tantas congregações religiosas presentes na Feira Vocacional, também os carmelitas marcaram presença. Com seu estande montado na Quinta da Boa Vista, vários frades conversavam com os jovens e inclusive faziam a tradicional imposição do escapulário de Nossa Senhora do Carmo.

O escapulário é considerado um sacramental, um objeto abençoado que pode ajudar na caminhada espiritual. Recentemente seu uso caiu no gosto da juventude, embora nem todos os jovens saibam a história dessa devoção.

Segundo a tradição, não basta apenas colocar o escapulário no pescoço. O correto é levar o objeto até um frade carmelita, que então falará brevemente das promessas a quem utilizar o escapulário, abençoando-o e colocando-o na pessoa.

Os carmelitas estão espalhados por todo o mundo, com grande presença no Brasil. A congregação tem casas em várias cidades brasileiras e na cidade de Itu formam uma das mais tradicionais comunidades católicas locais, com a Igreja de Nossa Senhora do Carmo localizada na Praça da Independência, no Centro.