Notícias

Domingo, 28 de julho de 2013

ANÁLISE: Por que valeu estar na JMJ?

Arquivo Pessoal
Foto
Obrigado a todos pelo apoio e pelas orações!

SALATHIEL DE SOUZA, DO RIO DE JANEIRO

A vida de peregrino não é fácil: longe de casa e sem conforto, muitas vezes sem comer. Longas caminhadas, algum cansaço e muito tempo enfrentando as intempéries, tentando não ligar para a chuva, o vento e o frio. A distância enfrentada diariamente e o conhecimento das dificuldades do povo, dão outra dimensão aos nossos próprios desafios.

Valeu a pena conhecer a realidade dos cariocas e não apenas os pontos turísticos locais. A cidade realmente é linda, mas o cotidiano dos milhões de trabalhadores precisa mesmo de muitas melhorias. Sobretudo no que diz respeito aos transportes públicos, nada ideais e deixando muito a dever em termos de qualidade, apesar do preço de R$2,75 da tarifa.

Na condição de jornalista, consegui fazer o que me propus. Fui o único correspondente da cidade de Itu e passei minha visão das coisas em trinta matérias sobre assuntos variados e ligados à JMJ. É claro que sempre há ponderações a fazer nesse tipo de empreitada. Todas foram devidamente anotadas por mim, com o intuito do aprimoramento profissional sempre necessário e constante.

Na qualidade de seminarista católico, valeu estar na JMJ para experimentar um pouco do espírito missionário do peregrino, para estar em contato com jovens de culturas tão diferentes e unidos na mesma fé em Jesus Cristo. Valeu a conversa com cariocas, homens e mulheres, jovens e idosos, cada um ensinando sobre algum aspecto da vida que levam na Cidade Maravilhosa.

Houve momentos em que tive que me abandonar nas mãos de Deus. É preciso coragem. Dificuldades pequenas tornam-se gigantes quando estamos longe de casa. Mas é incrível perceber como Deus cuida de cada um de nós e sempre envia alguém para estender a mão quando realmente precisamos. Viver algo assim não tem preço.

Enfim, valeu. Por tudo e todas as coisas. Só posso agradecer a todas as pessoas que tornaram esta empreitada possível. Aos colaboradores, aos apoiadores culturais, aos amigos e amigas que em sua generosidade me deram algum tipo de apoio.

Agradeço também aos responsáveis pelos meios de comunicação que sempre acreditam na minha capacidade de trabalho: o site Itu.com; a Rádio Nova Itu 105,9 FM; o Jornal de Jundiaí; a Rádio Difusora de Jundiaí. Sem vocês eu não poderia colocar meus dons jornalísticos a serviço de tantos leitores e ouvintes.

O maior agradecimento, porém, fica para cada pessoa que, em algum momento, fez sua oração pedindo pela minha saúde e segurança. Tenho certeza de que foram as orações vindas do povo que me sustentaram nessa Jornada que agora acaba.

Temos muito ainda a descobrir, muito a viver. Temos inúmeras jornadas pela frente em nosso cotidiano. Que Deus possa nos manter unidos e orantes, crentes na esperança de um mundo cada vez mais humano, justo e fraterno.