Notícias

Quarta-feira, 24 de julho de 2013

ANÁLISE: Mais valores e menos ídolos para o motor

Internet
Foto
Devemos ensinar aos jovens os valores de Jesus Cristo.

SALATHIEL DE SOUZA, DO RIO DE JANEIRO

 

Um primeiro recado já está dado. Para o Papa Francisco a atual geração deve ensinar, aos jovens de todo o mundo, que o melhor caminho para a realização pessoal é a busca de valores e não de ilusões:

“É verdade que hoje quase todas as pessoas, e também os nossos jovens, experimentam o fascínio de tantos ídolos que se colocam no lugar de Deus e parecem dar esperança: dinheiro, poder, sucesso e prazer”, afirmou o Santo Padre. “Frequentemente, uma sensação de solidão e de vazio entra no coração de muitos e conduz à busca de compensações, destes ídolos passageiros”.

Essa busca por compensações é uma tarefa ingrata. A verdade é que o atual modo de vida instala no coração dos jovens uma sede de bens materiais e de sonhos infrutíferos que realmente não lhes traz felicidade. O carro do ano, a conta bancária polpuda e o sucesso precoce na carreira, não garantem a vida feliz de quem quer que seja.

Os bens materiais, o poder e o sucesso, além dos prazeres dos sentidos, são ídolos ilusórios porque passam muito depressa. Não duram muito tempo e é preciso sempre correr atrás de mais e mais deles. Assim, forma-se o ciclo viciante cuja espiral traga toda a energia e o potencial de tantos jovens mundo afora.

Quando percebem quão árdua é essa proposta para suas vidas, os jovens se decepcionam e buscam compensações: caem no erro do sexo descomprometido; no uso indiscriminado de drogas; nas baladas constantes que fazem a vida parecer uma festa sem fim. Enfim, buscam fora de si um universo de coisas porque na verdade estão vazios e tristes interiormente.

O recado do Papa Francisco para a atual geração é de que ensinemos aos jovens que os valores são “o coração de um povo”. É algo fundamental para uma vida realizada. Esses bens imateriais podem ser vividos constantemente, preenchendo a juventude com uma visão positiva da realidade e ajudando-a a encontrar o verdadeiro caminho.

Jesus Cristo disse um dia: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. Os principais valores ensinados pelo Jovem de Nazaré podem ser resumidos em três: fé, esperança e amor. Precisamos de uma juventude com Deus no coração. Precisamos de uma juventude com a esperança de dias melhores. Precisamos de uma juventude cheia de amor para superarmos as nossas fraquezas e desigualdades.

Papa Francisco disse também que os jovens são um motor potente para a Igreja e para a sociedade. Corretíssimo, pois a atual geração de jovens é que terá em breve a missão de conduzir os rumos da humanidade. Porém, se a juventude é o motor, a tarefa de girar a chave de ignição e dar a partida é nossa a partir de agora.