Notícias

Terça-feira, 23 de julho de 2013

ANÁLISE: A segurança do Papa

Internet
Foto
Papa Francisco passeou pelas ruas centrais do Rio de Janeiro.

SALATHIEL DE SOUZA, DO RIO DE JANEIRO

 

Durante o passeio que fez pelas ruas centrais do Rio de Janeiro, o Papa Francisco mostrou-se sorridente o tempo todo. Em carro simples, com a janela aberta, acenava para a multidão. De quando em quando ordenava que um segurança lhe trouxesse uma criança para abençoar. Algo normal de se esperar de um Papa cujo estilo o obriga a estar sempre perto do povo.

Em um trecho da Avenida Presidente Vargas, um aglomerado de ônibus fez o papamóvel parar. Logo apareceram as brincadeiras: até o Papa ficou preso em congestionamento no Brasil! Perguntei a alguns cariocas sobre o ocorrido e eles disseram que, afinal, não era nada de mais: todos os dias há trânsito excessivo no local.

Alguns analistas criticaram muito o desorganização da Polícia Federal, na falha de comunicação com a Prefeitura do Rio de Janeiro. Alarmistas, teceram inúmeras teorias sobre o que poderia ter acontecido ao Papa Francisco. Ouvi de tudo um pouco: poderia ter acontecido um atentado; poderia ter acontecido um avanço das multidões sobre o Pontífice; poderia ter acontecido um atropelamento, etc.

Todos ficaram muito preocupados. Menos o Papa. Não se ouviu uma queixa. Em seu rosto, nenhum sinal de desconforto. É claro que devemos nos preocupar com a segurança de quem nos visita. Ainda mais quando é um Chefe-de-Estado. Mais ainda quando ele também é o líder espiritual dos católicos de todo o planeta. Mas a tranqüilidade do Papa pode ser explicada porque ele sabe que a sua segurança está em Deus.

A sociedade está cada vez mais perturbada com a violência a criminalidade. Sim, elas existem e incomodam. Mas às vezes a preocupação exagerada poder tornar-se paranóia. Hoje em dia nem alarmes e nem armas, nada garante que nos livraremos de algum assalto ou incidente pior. Mas quem tem fé deve saber que a sua segurança está em Deus, em ninguém ou nada mais.

Rezamos para que Deus nos livre da violência e da criminalidade. Podemos até comprar uma câmera de vigilância e contratar um vigia particular. Porém, na realidade, a nossa segurança está mesmo é com Deus. Tal pensamento de fé é o que fez refletir nitidamente, no rosto do Papa Francisco, a alegria de estar em paz e sendo acolhido calorosamente por milhares de fiéis no Rio de Janeiro.