Notícias

Sexta-feira, 26 de julho de 2013

ANÁLISE: É hora de rezar com o Papa

Internet
Foto
Unidos com o Papa e a juventude em oração.

SALATHIEL DE SOUZA, DO RIO DE JANEIRO

Até o presente momento, vem sendo muito gratificante participar da cobertura jornalística da JMJ 2013. O espírito jornalístico sente-se recompensado por estar neste grande evento, mesmo em maio a um pouco de bagunça, outro pouco de desorganização, alguns problemas logísticos e de transporte, sem falar nas precárias condições de trabalho de um jornalista que não é da grande mídia.

Ter a visão das ruas, sentir o clima entre a população local, dialogar com peregrinos de todas as partes do mundo, são experiências que ficam além de qualquer relato. É incrível a figura do Santo Padre mudou a realidade carioca nestes dias de JMJ e, a partir daqui, poderei dar meu testemunho como alguém que participou desse 28º encontro mundial da juventude católica.

Se é tão gostoso atuar como repórter, na condição de seminarista também sinto a necessidade de rezar. Sim, quero acompanhar o Papa Francisco nos momentos de oração. Na correria em busca de assunto, na atenção para escrever matérias, nem sempre se consegue as condições ideais para a oração.

É claro que a gente sempre dá um jeito. Num desses dias, dentro do ônibus, eu e dois outros seminaristas (um da Bahia e outro aqui do Rio de Janeiro), depois de uma conversa inicial, resolvemos fazer a oração das Laudes (por volta das 17h). Ali mesmo, com nossos livros de oração. O povo na lotação acompanhou com o silêncio, respeitando as palavras dos Salmos e das leituras bíblicas. Foi uma experiência muito interessante.

A JMJ vai chegando em um ponto no qual se intensifica a programação espiritual. Teremos a Via Sacra, a Vigília e a missa de envio com o encerramento do evento. Momentos de introspecção serão necessários. A interiorização é quase obrigatória. Preciso rezar e agradecer, lembrar dos que me pedem orações e também pensar em mim e no quanto me falta para ser uma pessoa cada vez mais disposta a ser como Deus quer e como o Papa testemunha.

Nos próximos dias, continuarei na busca de assuntos e na publicação de matérias. Porém, sai um pouco de cena o jornalista e passa a aparecer mais o seminarista. Menos palavras, mais silêncio. Menos relatos, mais escuta. Continuemos acompanhando a JMJ 2013 e o nosso querido Papa Francisco, dentro das nossas condições e com o coração cada vez mais voltado para espiritualidade.