ponto-turístico-

Igreja Nossa Senhora do Patrocínio

Praça Regente Feijó, s/nº - Centro - Itu / SP
Como chegar, by Google Maps

Fone: (11) 4013-7040 e 4013-7048

Madre Maria Teodora

divulgação
Foto

“Façamos o maior bem que pudermos, da maneira mais oculta possível”. (Madre Maria Teodora)

Nascida em Chambéry, França, em 1835, Madre Teodora assumiu, com apenas 24 anos, a coordenação do Colégio Nossa Senhora do Patrocínio em Itu, quando chegou no dia 15 de junho de 1858. Esta foi primeira instituição católica da Província de São Paulo destinada à educação de meninas, marcando seu pioneirismo para a época. Ao todo, foram sessenta e dois anos de cuidados com as obras das Irmãs de São José no Brasil.

No dia 17 de julho de 1925, com 90 anos, Madre Teodora faleceu. Os seus restos mortais estão na Igreja Nossa Senhora do Patrocínio.Como não se conformava com a escravidão e não podia abrir vagas para moças negras junto com a brancas, Madre Teodora abriu uma escola gratuita para meninas escravas e cuidou da formação religiosa das escravas adultas. Outra ação de Madre Teodora foi abrir uma casa para meninas pobres e órfãs.

Após alguns anos, pessoas começaram a divulgar milagres atribuídos à Madre Maria Teodora. Em 1989 foi outorgado pela igreja o Título de Venerável. O processo de beatificação da Madre está em Roma, necessitando apenas de um milagre comprovado por Roma para que ela seja beatificada.

História
29 de março de 1859 - Às vésperas de completar 24 anos, Irmã Maria Teodora embarca no porto de Havre, França, com destino ao Brasil. Para acompanhá-la, foi indicada a Irmã Maria Seraphina Thualion, sua antiga mestra e companheira.

24 de Maio de 1859 - Festa de Nª Srª Auxiliadora; a bordo da nau “Petrópolis”, as duas religiosas chegam ao Rio de Janeiro, após 54 dias de viagem. São recebidas pelo comendador Diogo Andrew, um inglês convertido ao catolicismo. As Irmãs foram conduzidas à Santa Casa de Misericórdia, dirigida pelas Filhas de Caridade de São Vicente de Paula.

15 de junho de 1859 - com sua companheira de viagem, Irmã Maria Teodora chega a Itu para, mais tarde, fundar a Província Brasileira da Congregação das Irmãs de São José, de Chambéry e exercer o cargo de primeira Superiora Provincial (nomeada em 4 de janeiro de 1872). Ficaram hospedadas na Santa Casa, aguardando o término das obras do Patrocínio.

Fonte:  “A Glorificação da Venerável Madre Maria Teodora Voiron (1835-1925)”, 2ª ed.1998, 265 págs, de Roberto Machado Carvalho