Colégio Forte Castelo e Castelinho

Rua Graciano Geribelo, 15 - Centro - Itu / SP
Como chegar, by Google Maps

Fone: (11) 4022-4500 Forte Castelo / (11) 4022-3782 Castelinho

E-mail: colegiofortecastelo@terra.com.br / colegiocastelinho@terra.com.br www.colegiofortecasteloitu.com.br / www.colegiocastelinhoitu.com.br

Facebook

Cursos

Arquivo/Colégio
Foto de Colégio Forte Castelo e Castelinho

Berçário (4 meses a 1 ano e meio)

Ao contrário do que muitos imaginam, a estimulação dos bebês vai muito além de mordedores e chocalhos. É fundamental que os bebês sejam estimulados com mecanismos de repetição, de imitação e da exploração sensorial. Isso se dá por meio de atividades que instigam a concentração, percepção e comunicação.

Através de diversos projetos, o colégio proporciona estimulações através dos sons, formas, cores, imagens, texturas e espelho, possibilitando o desenvolvimento emocional, físico e social da criança.

Mini Maternal (1 ano e meio a 2 anos)

Esta é a idade de transição entre um bebê dependente e uma criança mais autônoma, que precisa de outros estímulos, portanto, são inseridas atividades pedagógicas específicas que estimulam o desenvolvimento e a socialização

Maternal I (2 anos de idade)

Nessa faixa etária, a criança explora o mundo ao seu redor através do próprio corpo. Ela sobe, desce, pula, entra e sai de pequenos lugares, adquirindo assim a noção de espaço e tempo. Apresenta grandes progressos na sua percepção, habilidades motoras, atenção, memória e linguagem. Nessa fase, o colégio visa explorar atividades que desenvolvam a criança fisicamente, socialmente e psicologicamente.

É estimulada a linguagem oral através de histórias, dramatização e brincadeiras, respeitando, sempre, as diferenças individuais. O desenvolvimento afetivo, social, cognitivo e perceptivo motor são promovidos ao realizar atividades lúdicas e orientadas. Tudo isso, através de Projetos Pedagógicos, sempre levando em conta o interesse das crianças.

Maternal II (3 anos de idade)

Através do livro anual do Sistema de Ensino Pueri Domus, estruturado em torno de 3 eixos (identidade, sensações e espaço), o colégio possibilita ao aluno o entendimento de si como um sujeito histórico, que atua em sua realidade, interagindo com ela, no sentido de reproduzí-la ou transformá-la. O processo de aprendizagem é estimulado por jogos e registros dos textos lidos pelo professor ou pelo próprio aluno.

São exploradas também atividades que desenvolvem os aspectos físico, cognitivo, social e afetivo da criança.

Infantil I (4 anos de idade)

Através do livro semestral, organizado por temas que apresentam conteúdos integrados das disciplinas de Linguagem, Matemática, Ciências e Estudos Sociais, é possibilitado ao aluno o entendimento de si como um sujeito histórico, que atua em sua realidade, interagindo com ela, no sentido de reproduzí-la ou transformá-la. O colégio possibilita à criança o entendimento da sociedade e suas produções culturais, científicas e artísticas como fruto de uma edificação humana que se constrói e reconstrói constantemente no caminhar de várias gerações.

Infantil II (5 anos de idade)

Através do livro semestral, organizado por temas que apresentam conteúdos integrados das disciplinas de Linguagem, Matemática, Ciências e Estudos Sociais, é possibilitado à criança o entendimento da sociedade e suas produções culturais, científicas e artísticas como fruto de uma edificação humana que se constrói e reconstrói constantemente no caminhar de várias gerações, formando pessoas capazes de elaborar seu próprio conhecimento, pensar por si mesmas, fazer escolhas e atuar na transformação da sociedade.

São privilegiadas atividades que conduzam ao letramento: conhecer as diferentes formas de discurso escrito, saber como se estruturam e em quais situações são usadas.

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental exige orientação e respeito com o conhecimento já absorvido até o momento. É onde as relações interpessoais são fortalecidas e o expressar por si mesmo já é uma constante. O colégio respeita esse momento tão rico de oportunidades e aprendizado e aproveita para explorar vivências únicas onde o conhecimento é consolidado em situações diárias.

- Fundamental Anos Iniciais:
Além de valorizar a participação da família, incentiva o uso dos conhecimentos prévios do aluno e propõe atividades desafiadoras que enfatizam o desenvolvimento da pesquisa, bem como habilidades e competências cognitivas. Apresenta múltiplas linguagens textuais e espaço para a inclusão de múltiplos recursos e estratégias (vídeo, música, estudo do meio, trabalho em grupo, etc), estabelecendo conexões com a realidade e integrando diferentes conhecimentos.
  
- Fundamental Anos Finais:
Estruturado por material impresso e digital, oferece aos alunos a dinâmica de construção e reconstrução de si mesmos, desenvolvendo temas de todas as áreas do conhecimento, observação e análise de imagens, mapas, documentos e textos. Valoriza também a formação do leitor-produtor de textos em todas as áreas.

Inicia as unidades com atividades desafiadoras e culmina com a sistematização, desenvolvendo o senso crítico do aluno, favorecendo a aprendizagem significativa e estimulando a atividade mental construtiva e o desenvolvimento de estratégias.

Ensino Médio

O Ensino Médio é a fase da vida que mais pede a certeza de uma atitude adequada. Em meio a tantas opções de caminhos a serem seguidos, este momento exige convicção, entendimento e comprometimento.

O colégio estimula a autoconfiança em atividades diversas e a estimulação das capacidades intelectuais dos alunos por meio de uma abordagem dinâmica e aberta, possibilitando o diálogo sempre.

"É com essa visão de futuro e a parceria do Sistema Pueri Domus que transformamos atitude em resultado e indivíduos em cidadãos do amanhã".