ponto-turístico-

Espaço Cultural Almeida Jr.

Rua Paula Souza, 664 - Centro - Itu / SP
Como chegar, by Google Maps

Fone: 4022-5147

Horário de visita: das 9h às 17h.

Deborah Dubner / www.itu.com.br
Foto

O Espaço Cultural Almeida Jr. foi construída pelos Barões de Itu para sua residência na década de 1850. O casarão é o mais importante assobradado dos que ainda existem, e foi também residência da Baronesa de Itu. Ele situa-se na antiga Rua Direita, por muito tempo única rua da cidade.

Antes de ser erguido o atual Casarão, existia uma casa térrea onde moravam os irmãos Leme, em 1720. Eles se tornaram poderosos com o descobrimento de ouro em Cuiabá, e desafiaram as imposições dos representantes do governo português. O governador da Capitania de São Paulo mandou que soldados invadissem Itu, para prendê-los.

No final da década de 1893 passou a abrigar um aglomerado de escolas que até ali funcionavam isoladamente. Foi ali que nasceu a idéia inicial de Grupo Escolar, depois assimilado por governantes de todo o país. O assobradado sediou o Grupo Escolar Dr. Cesário Motta até a década de 80, quando passou a ser chamado de Espaço Cultural Almeida Júnior.

Atualmente, o espaço Cultural Almeida Júnior sedia o Museu de Arte Sacra, o Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu, a Biblioteca Municipal, e é também um espaço para exposições e eventos. Abriga, também, a Secretaria de Cultura Municipal.