Fábrica São Luiz

Rua Paula Souza, 492 - Centro - Itu / SP
Como chegar, by Google Maps

Fone: (11) 4013-4554

Murilo Gagliardi/www.itu.com.br
Foto de Fábrica São Luiz

Inaugurada em 1869, quando se iniciava a produção de tecidos de algodão no Brasil, era uma pequena fábrica com 24 teares e 1.000 fusos. A maquinaria veio da América do Norte, desembarcou no Porto de Santos, e dali seguiu para Jundiaí pela São Paulo Railwau Company, e deste ponto até Itu o transporte foi feito em carros de bois, o que durou três dias.

Construída com o capital de um grupo de investidores locais, foi ampliada no final do século, com o projeto do engenheiro Artur Sterry, da Companhia de Estradas de Ferro.

A Fábrica de Tecidos São Luiz foi a primeira a vapor do Estado de São Paulo e a segunda do Brasil. Suas máquinas vieram dos Estados Unidos e o complexo da caldeira da Inglaterra. A fábrica foi edificada em três períodos distintos. A parte mais antiga fica ao lado da Igreja do Bom Jesus. A segunda a ser construída foi a parte maior, com os arcos. A terceira fase, em estilo manchesteriano, foi feita com tijolos aparentes aos moldes das construções inglesas da era industrial e é, hoje, o local onde está o Magazine Luiza.

A Fábrica São Luiz funcionou por 100 anos, encerrando suas atividades em 1982. Tombada pelo Patrimônio Histórico, vem sendo restaurada desde 1997.

Atualmente, a Fábrica São Luiz é um grande complexo cultural e turístico para eventos e encontros. Feira de Antiguidades, Exposição de Orquídeas, eventos natalinos, bazares e outros eventos culturais e sociais fazem parte da programação anual do local.